Assinale a alternativa que define corretamente o fenômeno da perífrase ou conjugação perifrástica, tão comum no Português Brasileiro (PB):
A)
É o mesmo que uma locução verbal, quando se utiliza mais de um verbo para expressar uma ideia.
B)
É o uso de uma forma verbal mais curta para expressar uma ideia.
C)
Diz respeito à conjugação dos verbos compostos.
D)
Diz respeito à conjugação dos verbos regulares.
E)
Diz respeito à conjugação dos verbos irregulares.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) É o mesmo que uma locução verbal, quando se utiliza mais de um verbo para expressar uma ideia.
Explicação:
A perífrase ocorre pela substituição de uma ou mais palavras por outra expressão. Essa substituição é feita mediante uma característica ou atributo marcante sobre determinado termo (ser, objeto ou lugar).
Além de ser usada na linguagem coloquial (informal), é comum a utilização da perífrase como recurso estilístico em textos poéticos e musicais.
Ainda que a perífrase e a antonomásia sejam consideradas a mesma figura de linguagem, a antonomásia trata-se de um tipo de perífrase. Assim, a antonomásia é quando se refere a uma pessoa (nomes próprios).
Note que a perífrase é também chamada de circunlóquio uma vez que apresenta um pensamento de modo indireto, com rodeios. Do grego, a palavra “períphrasis” significa o ato de falar em círculos.
A conjugação perifrástica forma-se com um verbo auxiliar no infinitivo ou gerúndio (andar, dever, estar, ir, vir, ter, começar, haver, deixar, acabar) e o verbo que queremos conjugar antecedido ou não de preposição.
Ele deve trabalhar essa noite. (verbo auxiliar e verbo principal)