Assinale a alternativa que define CORRETAMENTE a estrutura terciária da proteína. a. Nenhuma das anteriores. b. Sequência de aminoácidos da cadeia ou cadeias polipeptídicas que formam a proteína. c. Define-se pela estrutura tridimensional ou enovelamento global da cadeia polipeptídica criada por interações diversas entre as cadeias laterais e pontes de dissulfeto. d. Presente somente em proteínas formadas por mais de uma cadeia polipeptídica, denominadas subunidades, define como essas subunidades se agrupam para formar a estrutura final da proteína. e. Caracterizada pelos padrões de enovelamento dos polipeptídeos, resultante de um padrão regular de pontes de hidrogênio entre átomos de carbono e hidrogênio do interior dos resíduos, sendo os mais comuns a alfa-hélice (α-hélice) e a folha β (beta) pregueada.
Soluções para a tarefa
Olá!
A resposta correta está na letra c. Define-se pela estrutura tridimensional ou enovelamento global da cadeia polipeptídica criada por interações diversas entre as cadeias laterais e pontes de dissulfeto.
A estrutura terciária das proteínas compreende o modelo tridimensional da cadeia polpeptdíca, representada pelas interações das pontes de dissulfeto com as cadeias laterais, o que e específica em cada tipo de proteína.
Dessa forma, estas estruturas definirão a polaridade da proteína, ou seja, se serão mais hidrofílicas ou hidrofóbicas.
Resposta:
C) Define-se pela estrutura tridimensional ou enovelamento global da cadeia polipeptídica criada por interações diversas entre as cadeias laterais e pontes de dissulfeto.
Explicação:
Feito e corrigido pelo sistema Blackboard