História, perguntado por juliamazoncomiciolih, 10 meses atrás

Assinale a alternativa que corresponde à interpretação mais aceita atualmente para a substituição do escravo indígena pelo africano:
a) O escravo africano alcançava preço quatro vezes maior que o indígena no mercado colonial, constituindo-se uma maior vantagem para o produtor colonial.
b) O tráfico negreiro assegurava altos rendimentos, favorecendo a acumulação primitiva de capital pela metrópole.
c) A Igreja posicionou-se contrária ao regime de escravidão dos indígenas, por defender seu aldeamento em missões, cuja organização teocrático-coletivista lhe dava mais poder.
d) Forte resistência tribal indígena à escravidão, de um lado, e, do outro, imediata adaptação dos africanos ao trabalho compulsório nesse regime.
e) O índio era indolente para o trabalho agrícola, ao contrário do africano, já adaptado a esse tipo de trabalho, em regime de escravidão.

Soluções para a tarefa

Respondido por cinthiamirelleouxryz
18

Resposta:

Letra b)

Explicação:

O tráfico negreiro era a atividade que obtinha africanos escravizados em regiões litorâneas da África e transportava-os para a América, a fim revendê-los. A substituição do indígena pelo africano está diretamente relacionada com a necessidade contínua por trabalhadores escravizados e com a diminuição da disponibilidade dos indígenas.

Além dessa necessidade, a alta lucratividade desse comércio fez com que o tráfico negreiro tomasse proporções gigantescas na América Portuguesa e fosse responsável pelo desembarque de quase 5 milhões de africanos aqui. O preço de um escravo africano, por sua vez, era um impeditivo, pois era cerca de duas ou três vezes mais caro que um indígena.

Perguntas interessantes