Assinale a alternativa que apresenta o fato que influenciou o Romantismo no Brasil.
A)Geração Condoreira
B)As ideias liberais da Revolução Francesa e a Independência dos E.U.A
C)Geração Indianista
D)As ideias liberais de Portugal e da França.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D)
Explicação:
O Romantismo foi um movimento artístico, filosófico e político iniciado na Europa no século XVIII e que durou até o século XIX. A ideologia era contrária a visão iluminista e racionalista. Buscava atingir a personalidade sensível e emocional dos indivíduos e tentava criar um sentido nacionalista que permitiu a formação dos Estados Nacionais.
Os principais temas do Romantismo giravam em torno da fantasia, paixão e imaginação. As poesias ultrarromânticas e os romances históricos tornaram-se populares com a expansão da imprensa e da burguesia comercial, o que permitiu acesso a literatura a diversas classes sociais.
Contextualização histórica
O Romantismo é um movimento que influenciou e foi influenciado pelo contexto histórico da época. O período foi marcado pela superação do absolutismo, no qual a aristocracia deixava de ter o poder e a burguesia passava aditar as normas políticas. O estilo de vida também sofreu mudanças e o Iluminismo favoreceu os ideais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" da Revolução Francesa.
O clero e a nobreza deixavam de centralizar as atividades culturais e a classe média passou a ter acesso a literatura e outros campos artísticos. Os novos consumidores não possuíam conhecimento artístico o suficiente para apreciar a erudição clássica, eles buscavam por expressões que representassem seus gostos e anseios. A arte romântica nasce assim dos gestos populares e se deslocada do classicismo.
O principal ponto do Romantismo é a "liberdade". O conceito pode ser observado nos diversos campos sociais. Os principais são:
• Na política: superação do absolutismo;
• Na economia: liberalismo do laissez faire, pouca interferência do Estado;
• Nas artes: decadência dos ideais clássicos.
Influências do Romantismo
As primeiras narrativas românticas surgiram no século XIII, com as histórias sobre donzelas e cavaleiros. O Romantismo como movimento artístico, no entanto, nasceu com a contestação do classicismo iniciado na Grã-Bretanha. Naquela época, existia uma grande revolta contra os governos aristocráticos e despóticos. O inconformismo, o repúdio às regras e o liberalismo econômico ganhavam força.
O Romantismo na Inglaterra se desenvolveu com as poesias de Young e Walter Scott. Na Alemanha, foi iniciado pelo movimento "Sturm und Drang" (tempestade e violência), sendo os principais representantes os artistas Goethe e Werther, Schiller, Herder e os irmãos Schelegel.
Mas foi na França que ele ganhou força, pois o movimento iluminista (Rousseau e Diderot) iniciou uma luta contra o convencionalismo. Além disso, o exército de Napoleão Bonaparte colaborou para disseminar as ideias liberais e o estilo romântico por onde passava: Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Rússia.