Assinale a alternativa que apresenta corretamente a conclusão silogística que se pode inferir das seguintes premissas: “Todo brasileiro é cidadão” e “João é brasileiro”.
Algum cidadão é brasileiro.
João é cidadão.
João não é cidadão.
Todo cidadão é brasileiro.
Nenhum brasileiro é cidadão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
"Todo brasileiro é cidadão"
"João é brasileiro"
Logo,
João é cidadão.
"Todo" refere-se ao universal afirmativo. Assim, a primeira frase é a premissa maior e a segunda, premissa menor. A conclusão repete o termo médio. Neste caso, "cidadão". Vejamos:
"Todo brasileiro é cidadão”
“Ora, João é brasileiro”
"Logo, João é cidadão"
A lógica pode ser abordada segundo as leis científicas e suas variantes, como a lógica racional, indutiva, dedutiva e empírica.
O Princípio da Não-Contradição de Aristóteles postula que afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo.
Para o filósofo, há, ainda, outros princípios, como: Princípio da Identidade, Princípio do Terceiro Excluído e o Princípio da Razão Suficiente.
Já Heráclito, com o Princípio da Unidade dos Contrários, postula que todas as coisas que existem possuem uma contraparte, ou seja, se existe o quente é porque existe o frio. Se existe o triste, existe, também, o alegre, assim como o amor e o ódio e o alto e o baixo.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/11202288