Assinale a alternativa que apresenta comentário adequado sobre a relação de sentido entre os fragmentos dos Textos II e III, a seguir transcritos: (A) A cultura é um fenômeno individual. (Texto II, linha 18) / "somos burgueses, eis aqui nossos cabelos compridos, que provam nossa modernidade internacional de privilegiados." (Texto III, linhas 22-24) Comentário: O segundo fragmento (Texto III) implica, pelo discurso citado, um conflito com o sentido do termo cultura enunciado no primeiro fragmento (Texto II). (B) O segundo gesto, o de personalizar cada ser que pertence a uma civilização, é o processo da CULTURA. (Texto II, linhas 13-14) / Recusavam a própria cultura para ingressar acéfalos no submundo da modernidade. (Texto III, linhas 24-26) Comentário: O segundo fragmento (Texto III) enfatiza o conceito de cultura do primeiro (Texto II). (C) O primeiro gesto, o de reunir, aunar, tornar uno todas as pessoas de um mesmo território, é o processo da CIVILIZAÇÃO. (Texto II, linhas 10-12) / Pasolini deparava-se com jovens cada vez mais parecidos entre si, a um só tempo infelizes e orgulhosos, mesquinhos e arrivistas. (Texto III, linhas 17-19) Comentário: Os dois fragmentos baseiam-se em conceitos de cultura como um processo de homogeneização. . (D) Juntar todas as pessoas num montão único é trabalho menos complicado do que o de personalizar cada uma delas. (Texto II, linhas 7-9) / Era o fascismo de consumo que devastava a singularidade das culturas. (Texto III, linhas 8-9) Comentário: Os dois fragmentos se contradizem por questionarem o conceito de cultura como um fenômeno coletivo. (E) Não há cultura sem civilização, nem civilização que perdure sem cultura. (Texto II, linhas 19-20) / Quem poderá pressentir a profundidade do abismo que os ameaça ou a tristeza que os cerca? (Texto III, linhas 26-27) Comentário: O segundo fragmento (Texto III), pela pergunta retórica, expressa um questionamento quanto à validade dos conceitos de civilização e cultura do primeiro fragmento (Texto II).
#UFF
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa que melhor apresenta relação entre o que é apresentado no texto e sua significação compreende a letra d. Juntar todas as pessoas num montão único é trabalho menos complicado do que o de personalizar cada uma delas. (Texto II, linhas 7-9) / Era o fascismo de consumo que devastava a singularidade das culturas.
Ambos os trechos apresentam evidente contrariedade de significados. Isso porque o primeiro apresenta que ao juntar as pessoas num único grupo seria elemento mais adequado a se fazer, haja vista que a personalidade de cada um não seria prioridade.
Posteriormente, o trecho 2 apresenta um elemento relacionado com a singularidade de culturas, fator que não é levado em consideração no texto 1 como algo importante.
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás