Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das etapas que acontecem com a água em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A 1 – Gradeamento; 2 – Decantação; 3 – Sedimentação; 4 – Aeração; 5 – Decantação secundária (lodo) e 6 – Reaproveitamento. B 1 – Gradeamento; 2 – Sedimentação; 3 – Decantação; 4 – Decantação secundária (lodo); 5 – Aeração e 6 – Reaproveitamento. C 1 – Gradeamento; 2 – Sedimentação; 3 – Aeração; 4 – Decantação; 5 – Decantação secundária (lodo) e 6 – Reaproveitamento. D 1 – Gradeamento; 2 – Sedimentação; 3 – Decantação; 4 – Aeração; 5 – Decantação secundária (lodo) e 6 – Reaproveitamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra D
Explicação:. A água com resíduos chega à ETE e passa inicialmente por uma série de grades (gradeamento), seguindo para uma caixa de areia onde ocorre a sedimentação. A parte líquida do esgoto segue para um tanque de decantação e depois para um tanque de aeração, onde recebe oxigênio que potencializa a ação de microrganismo que decompõem o material orgânico, formando o lodo. Esse lodo e a parte líquida podem ser reaproveitados em adubos e água de reuso, respectivamente.
Resposta:
D
Explicação:
D. A água com resíduos chega à ETE e passa inicialmente por uma série de grades (gradeamento), seguindo para uma caixa de areia onde ocorre a sedimentação. A parte líquida do esgoto segue para um tanque de decantação e depois para um tanque de aeração, onde recebe oxigênio que potencializa a ação de microrganismos que decompõem o material orgânico, formando o lodo. Esse lodo e a parte líquida podem ser reaproveitados em adubos e água de reuso, respectivamente.
a) A sedimentação dos resíduos em uma caixa de areia ocorre antes da decantação de resíduos em um tanque apropriado.
b) A aeração deve acontecer antes da decantação secundária, pois a função dessa aeração é fornecer gás oxigênio para os microrganismos decompositores justamente formarem esse lodo que será depositado no decantador secundário.
c) A decantação ocorre antes da aeração, pois num primeiro momento os resíduos mais densos da parte líquida do esgoto vão se decantar num tanque de decantação e apenas a parte líquida que sobra irá passar pelo processo de aeração, potencializando a ação dos microrganismos decompositores.