Português, perguntado por aquilamota9643, 1 ano atrás

Assinale a alternativa que apresenta a opção mais adequada para substituir a expressão em itálico, tendo em vista um vocabulário mais formal.

Mas, sem querer espernear demais, o que aconteceu com meu livro foi bem pior: tem um cheirinho azedo de censura.



a ) Remonta o período sensorial da ditadura.



b ) Opõe-se às comezinhas malcheirosas da censura.



c ) Recupera lembranças desagradáveis da censura.



d ) Desnuda as lembranças de um período negro.

Soluções para a tarefa

Respondido por maripolicarpo
59

Olá!


A resposta correta é a alternativa C.


Ao falar sobre censura, é possível perceber que a frase remete ao período da Ditadura Militar (1964-1985), regime que teve como uma das principais características a prática da censura aos meios de comunicação. Ela existiu principalmente para controlar que fosse veiculada qualquer tipo de informação contrária aos interesses do regime militar, que queriam transparecer a paz e a estabilidade social no país tendo como sustento o desenvolvimento econômico – porém não era bem isso o que acontecia. Em 1968, com a divulgação do AI-5, aumentou-se a censura nas músicas, programas televisivos, programas de rádio, cinema, livros e jornais, por exemplo.


Por isso, a frase “sem querer espernear demais” quer dizer que não havia praticamente possibilidade de revolta ou reclamação, que aquele que tentasse isso, seria reprimido. Em seguida, “o que aconteceu com meu livro foi bem pior”, percebemos que se trata de um dos itens que sofreram com a censura desse período – a pessoa não podia reclamar, mas o livro “tentou”, e foi censurado. Por fim, “tem um cheirinho azedo de censura”, demonstra que o livro foi censurado. “Cheirinho azedo” é uma metáfora de algo ruim, algo que incomoda, desagradável, e que remonta à lembranças.


A expressão “cheirinho azedo” não tem nada a ver com percepção sensorial (alternativa A) nem com as comezinhas malcheirosas (alternativa B), que significa algo corriqueiro e trivial da vida cotidiana. Ela trata-se de uma metáfora de um período que trouxe consequências desagradáveis para muitas pessoas, inclusive escritores e jornalistas. A resposta correta também não pode ser a D, pois o período da censura é o da Ditadura Militar, e a expressão “cheirinho azedo” não desnuda as lembranças, ou seja, não as revelam, mas sim as recuperam.


Espero ter ajudado! Bons estudos!

Perguntas interessantes