Assinale a alternativa incorreta.
a) O período “quem passa, não passa” (verso 18) no poema Ah! Não fosse este rio chamado amor, constitui uma antítese, em virtude da oposição de sentidos das orações.
b) A expressão “passaporte de saudade” (verso 12), no poema O ribeirão da infância, sugere uma conexão do hoje (homem maduro) com o ontem (criança).
c) No poema O ribeirão da infância, o pronome oblíquo “o” (verso 10), retoma a expressão “ribeirão” (verso 3); e no poema Ah! Não fosse este rio chamado amor, o pronome relativo “que” (verso 1) retoma “O rio” (verso 1).
d) Os pronomes destacados na primeira estrofe do poema O ribeirão da infância são sequencialmente classificados como: oblíquo, possessivo, possessivo, indefinido e as palavras destacadas na penúltima estrofe no poema Ah! Não fosse este rio chamado amor são, sequencialmente, interjeição, advérbio, preposição, pronome e advérbio.
e) No segundo verso do poema O ribeirão da infância, o uso da próclise é justificado pela “licença poética”; uma vez que o verbo se encontra no tempo futuro, a colocação pronominal, de acordo com a língua padrão escrita, deveria ser a mesoclítica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Matheus também queria a resposta
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa: E
Perguntas interessantes