História, perguntado por micaelgts, 8 meses atrás

Assinale a alternativa incorreta:

A)No pensamento de Lipovetsky, o “caos organizador” é a relação entre dois...​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandacorreias21
109

Resposta:

C) Segundo Lipovetsky, não podemos pensar em ética como uma aposta para enfrentar problemas urgentes como a miséria e a crise ambiental; além disto, o atual individualismo exacerbado impede completamente que as pessoas se preocupem com temas que estão para além delas mesmas.

Explicação:

Confia eu acabei de ver e acertei todas as questões.

Resposta das outras questões:

1.C) Compõe-se de três momentos: predominância da ética religiosa, seguida pela ética laica moderna e, contemporaneamente, estaríamos vivenciando a ética do “pós-dever”.

2.A) "Self-interest", estímulo ao ego, estímulo ao cumprimento imediato dos desejos individuais.

3.C)Segundo Lipovetsky, não podemos pensar em ética como uma aposta para enfrentar problemas urgentes como a miséria e a crise ambiental; além disto, o atual individualismo exacerbado impede completamente que as pessoas se preocupem com temas que estão para além delas mesmas.

Respondido por AnthonioJorge
19

Gilles Lipovetsky afirma, em seu Crepúsculo do Dever, que estaríamos, hoje, vivendo a era da ética do "pós-dever", que se caracterizaria pelo individualismo exacerbado e despreocupado. Assim, a alternativa C é a correta.

Gilles Lipovetsky (1944- ) é um filósofo francês contemporâneo, famoso por focar suas reflexões na análise da sociedade pós-moderna, comumente concebida como sendo o tipo de sociedade posterior à queda do Muro de Berlim.

Com o fim da Guerra Fria, teoricamente as ideologias que tantas mortes causaram no século XX também se esvanecem. Muitos intelectuais, como Lipovetsky, focam, então, em alguns sintomas do pós-modernismo:

  • desinteresse público em questões políticas
  • perda da força institucional social, política e moral
  • desorientação ética

Assim, os três momentos de predominância - ética religiosa, ética laica moderna e ética do pós-dever - nada mais são do que amostras de uma desregulação da civilização ocidental que se afastou dos ditames morais religiosos em direção à laicidade cada vez mais extrema, culminando no ponto de encarar o dever moral como algo supérfluo, desnecessário e descartável, como ocorre na ética do "pós-dever", baseada no hedonismo, no individualismo e na exaltação do desapego.

É tal individualismo exacerbado que prende as pessoas em preocupações supérfluas e egoístas, como se uma síndrome de Narciso tivesse abatido a sociedade pós-moderna.

 

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/4170817

Anexos:
Perguntas interessantes