Português, perguntado por hayradriellyp05e70, 1 ano atrás

Assinale a alternativa em que todos os vocábulos seguem a mesma regra de acentuação dos termos destacados no texto abaixo.
"NINGUÉM estranhou quando, depois de 25 anos de casamento, filhos criados, a mulher do Dr. Pompeu pediu o DIVÓRCIO. As razões dela eram normais para a ÉPOCA: não queria mais ser apenas uma dona de casa [...]"

A)você-familia-respeitavel
B)satisfação-escândalo-você
C)respeitavel-você-escândalo
D)recém-casado - familia-escândalo
E)armazem-você-familía.

Soluções para a tarefa

Respondido por gmaiellaro
7
Boa noite!

Letra B é a correta.

hayradriellyp05e70: poderia me explicar?
marcvitphy: Errado. A letra "D" é que está correta pelo seguinte: A "regra de acentuação" cuja a qual o enunciado se refere é a dos clássicos Acentos Tônicos como Oxítonas, Paroxítonas e Proparoxítonas.
marcvitphy: Sendo a palavra "Ninguém" uma oxítona ou seja: a sílaba tônica é a última; acentuamos as oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s), em/ens. Por isso "recém-casado" é uma palavra correspondente por "recém" também ser uma oxítona.
marcvitphy: "Divórcio" pela regra é uma paroxítona: são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima; Acentuamos as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), um(uns). A palavra "família" por também ser uma paroxítona é a correspondente.
marcvitphy: "Época" é uma proparoxítona: são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima; todas as proparoxítonas são acentuadas. "Escândalo" es-cân-da-lo pela regra é uma proparoxítona portanto é a palavra correspondente.
hayradriellyp05e70: obg
marcvitphy: Não há de quê.
Perguntas interessantes