Assinale a alternativa correta sobre os conflitos entre árabes e judeus:
a) Palestina, o Estado árabe, foi proclamado oficialmente em 1948, com o apoio dos Estados Unidos. No entanto, os países árabes vizinhos não aceitaram o novo Estado e atacaram-no tentando impedir sua implantação.
b) Desde a criação do Estado de Israel, os palestinos árabes e judeus, dispersos ou refugiados, vêm lutando para ter um Estado Palestino Árabe. Surge assim a OPEP (Organização para a Libertação da Palestina).
c) Israel, o Estado judeu, foi proclamado oficialmente em 1948, com o apoio dos Estados Unidos. No entanto, os países árabes vizinhos não aceitaram o novo Estado e atacaram-no tentando impedir sua implantação.
d) O conflito entre árabes e judeus é uma questão isolada no Oriente médio, que não interfere em outros países. Estão localizados em uma região sem qualquer importância para o restante dos países.
historia: 1-c 2-a
ed.fisica:1-c 2-a
ciencias:1-a 2-bmatematica:1-a 2-b
Soluções para a tarefa
Resposta: C,A
Explicação:
Em 1948 o Estado de Israel era estabelecido pelos judeus, provocando fortes reações entre os estados árabes da região que invadiram Israel iniciando a primeira de uma série de guerras na região (alternativa c).
No final do século XIX, foi intensa a imigração de judeus para a região da Palestina em virtude do movimento sionista. A região é considera uma terra sagrada para os judeus e prometida por Deus aos descendentes de Abraão.
Com a Segunda Guerra Mundial e o holocausto, a imigração para a região por judeus aumentou e também o conflito entre os árabes e palestinos.
Por causa dos conflitos, 1947 a ONU propõe a partilha da região em dois territórios: um árabe e outro judeu, e a cidade de Jerusalém (território importantes para o cristianismo, judaísmo e islamismo) teria um regime especial.
Os judeus aceitaram a oferta, mas os palestinos não estavam dispostos a aceitar a proposta. Em 1948 aconteceram dois eventos importantes: os britânicos que dominavam a região se retiraram oficialmente e o líder judeu, na época, proclamou a criação do Estado de Israel.
A criação de Israel provocou fortes reações entre os estados árabes da região que invadiram Israel iniciando a primeira de uma série de guerras na região.
Apesar de intervenção da ONU e diversas tentativas de pacificar a região, o território permanece em conflito até os dias atuais, causando um enorme número de refugiados e perdas para ambos os lados do conflito.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/832214