Assinale a alternativa CORRETA sobre o poema José, de Carlos Drummond de Andrade:
a) O diálogo com José, interlocutor, pode ser lido como uma forma de o sujeito-lírico refletir sobre o desamparo existencial.
b) O poema em versos curtos apresenta o caminho para superação dos
impasses de José.
c) As repetições indicam a monotonia da existência do trabalhador comum, José, em crise com sua condição operária.
d) O sujeito-lírico, na ausência de respostas, não consegue decifrar para onde José marcha, embora este saiba seu caminho.
e) a expressão "e agora, José?" Põe em relevo a indignação do sujeito-lírico com seu interlocutor, incapaz de se definir
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
a) Correto. Ao fazer uma série de questionamentos a José, o sujeito-lírico levanta temas filosóficos, marcados pela falta de perspectiva (“E agora, José?”).
b) Incorreto. O sujeito-lírico apresenta uma série de impasses, sem horizonte de resolução, principalmente por encerrar o poema questionando “você marcha, José! / José, para onde?”.
c) Incorreto. As repetições enfatizam a falta de solução para o problema existencial apresentado.
d) Incorreto. José não responde às colocações do sujeito-lírico, portanto não há como saber se José sabe aonde vai.
d) Incorreto. O sujeito-lírico não se apresenta indignado, mas também desconhecedor da resolução dos impasses apresentados.
Analisando o poema "E agora, José?", temos como discurso um diálogo do eu lírico com o personagem de José, e nesta conversa o assunto foi sobre o desamparo e o desapego. Por isso, o item A está correto.
O autor do poema ficou chocado com o fato de que a energia elétrica havia acabado e as pessoas haviam sumido, naquele momento.
Também é mencionado que a figura de José deverá fazer algo, agora que a luz terminou, e que as pessoas foram embora. O eu lírico parece estar inconformado também com o contexto.
mais sobre poemas em: brainly.com.br/tarefa/40332744