Assinale a alternativa correta sobre a qualidade de vida do meio urbano na América Latina. A A América Latina enfrenta um grande e crescente déficit habitacional. Uma em cada três famílias vive em moradia inadequada, construída com materiais e técnicas de baixa qualidade e carente de infraestrutura de serviços públicos e privados. B Em termos absolutos, Brasil e México, as maiores economias, se destacam com os melhores indicadores habitacionais. As políticas públicas implantadas pelo poder público conseguiram erradicar o problema da falta de moradia, garantindo a universalização dos serviços de saneamento básico a toda população. C O rápido crescimento urbano acompanhado de investimentos em políticas públicas de moradia, saneamento básico e demais infraestruturas urbanas tem reduzido o número de cidadãos em situação de pobreza e pobreza extrema na América Latina. D Embora existam algumas comunidades pobres e excluídas, sua ocorrência está limitada às áreas de maior densidade populacional e a uma minoria da população latino-americana
Soluções para a tarefa
Resposta:
GABARITO DA QUESTÃO: A
RESOLUÇÃO ou GABARITO COMENTADO
O acelerado processo de urbanização não foi acompanhado de investimentos em moradias e serviços públicos de qualidade. A cada ano, dois em cada três novos domicílios que se formam estão instalados em comunidades de moradias informais, como as favelas, devido à baixa oferta de moradias adequadas e com preços acessíveis.
DISTRATORES
A alternativa B está incorreta, pois Brasil e México, em termos absolutos, apresentam os maiores déficits habitacionais. Em termos relativos, os maiores déficits ocorrem no Peru, Bolívia e Guatemala com mais de 70% da população vivendo em moradia precária.
A alternativa C está incorreta, pois o acelerado crescimento urbano não foi acompanhado de políticas públicas de moradia e serviços, ocorrendo déficits habitacionais na grande maioria dos países latino-americanos.
A alternativa D está incorreta, pois a ocorrência de comunidades pobres e excluídas não se limita aos grandes centros, ocorrendo em áreas isoladas como a Amazônia, os Andes e a Patagônia. A população também enfrenta dificuldades de acesso a serviços de saúde, educação, energia e saneamento.
Explicação:
Resposta:
letra A
Explicação:
A alternativa B está incorreta, pois Brasil e México apresentam os maiores déficits habitacionais. Os maiores déficits ocorrem no Peru, Bolívia e Guatemala com mais de 70% da população vivendo em moradia precária.
A alternativa C está incorreta, pois o acelerado crescimento urbano não foi acompanhado de políticas públicas de moradia e serviços, ocorrendo déficits habitacionais nos países latino-americanos.
A alternativa D está incorreta, pois a ocorrência de comunidades pobres e excluídas ocorrem em áreas isoladas como a Amazônia, os Andes e a Patagônia. A população também enfrenta dificuldades de acesso a serviços de saúde, educação, energia e saneamento.