ENEM, perguntado por Bruno8783, 10 meses atrás

Assinale a alternativa correta sobre a origem e tipos das videiras:

Escolha uma:
a. As videiras estão presentes no mundo, representadas pelos mais diferentes formatos de cachos, tamanhos, cores, sabores, funções, em um número representativo de mais de cinco mil tipos de espécies.
b. As uvas para produção de vinhos, as Vitis Viníferas, surgem na região das Américas.
c. As videiras surgiram na Groenlândia, antes da era glacial, no entanto, com o gelo, todas as mudas foram extintas do mundo, não havendo mais viticultura, pois a mesma não conseguiu se dispensar a tempo mundo a fora.
d. As videiras mais antigas foram encontradas na Groenlândia e se encontram produtivas até hoje na região.

Soluções para a tarefa

Respondido por welligtonsilvaa8647
3

Resposta:

alternativa resposta A

Respondido por alemaizam
1

Resposta:

Explicação:As videiras fazem parte da imensa família “Vitis”, constituída de milhares tipos diferentes entre si; dessas milhares, somente cerca de duzentas se adaptam a viticultura.

Nesse post vamos abordar assuntos sobre a planta dos deuses que vão desde identificar como funciona o ciclo da videira, saber quanto tempo demora para uma videira para dar uvas, conhecer esse fruto maravilhoso que produz nosso vinho e descobrir até que antes de ser um fruto, como em qualquer vida de uma planta existe a flor de uva.

Conhecendo as Videiras

Antes de tudo gostaria de esclarecer uma dúvida muito comum. Qual a diferença entre videira e parreira?

Na verdade não existe nenhuma diferença, parreira e videira são simplesmente palavras sinônimas e se referem à planta da uva, bem como podemos chama-la também de vinha.

A videira, parreira ou vinha é uma trepadeira da família das vitáceas, que possuem tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes, flores esverdeadas em ramos que posteriormente se transformam no fruto que é a uva.

As videiras europeias se desenvolveram através da espécie Vitis Vinifera que são as melhores uvas para a produção do vinho, como por exemplo, Merlot, Nebbiolo, Cabernet Sauvignon, Sangiovese, Chardonnay, etc…

Já no continente americano temos a Vitis Labrusca que não são muito adequadas para a produção de vinho, sendo conhecidas como videiras ou parreiras que produzem uvas de mesa.

Planta Videira Vitis

Videira: Planta dos Deuses

Como eu disse anteriormente o tipo de espécie da videira planta, mais utilizado na produção de vinhos finos é a Vitis Vinifera, isso porque é essa tipologia que produz uvas com mais açúcar e taninos.

O açúcar é fundamental para a produção do álcool enquanto que os taninos tem a função de proteger o vinho através de sua ação antioxidante, combatendo o desenvolvimento de bactérias, e conservando a sua cor.

O cultivo da planta da videira se restringe a latitudes, por um lado compatíveis com o crescimento e desenvolvimento harmonioso da Vitis Vinifera e, por outro lado, coincidentes com o clima mediterrâneo, e respectivas variantes.

Videiras: plantio

Você conhece a flor da uva?

O aparecimento das flores de uva é conhecido com uma das fases do seu ciclo vegetativo, chamado de floração da videira ou inflorescência.

Esse processo acontece no hemisfério sul em meados de novembro enquanto que no hemisfério norte em meados de maio, exatamente na primavera correspondente.

Nos vegetais as flores são as responsáveis pela formação das células reprodutivas, e na grande maioria das plantas os componentes masculinos e femininos encontram-se na mesma flor, sendo o caso também da flor da videira.

Para que ocorra a fertilização da flor de uva é necessário primeiramente ocorrer a polinização que acontece através de agentes polinizadores, como os insetos, pássaros ou o vento.

Nesse momento o pólen fecunda um óvulo da flor de videira e dependendo das condições como temperatura, luz e umidade, somente um percentual se transforma em bagos, que pode ocorrer de 10% a 50%.

Videira fruto

Quanto tempo demora para uma videira dar uvas

Para cultivar uvas é necessário ter paciência, nos primeiros anos após as videiras serem plantadas, elas não produzem frutos.

Isso porque durante esses primeiros anos a planta deve fortalecer a estrutura de suas raízes e desenvolver seus ramos que devem ser fortes para suportar o peso das uvas que eventualmente vão produzir.

Uma coisa é certa não espere encontrar nenhum cacho de uvas na sua videira nos três primeiros anos, e você vai me perguntar, mas quanto tempo demora para uma videira dar frutos que sirvam para produzir vinhos?

A minha resposta é que você deve esperar no mínimo cinco ou seis anos para que as videiras comecem a produzir colheitas consistentes com o objetivo de produzir a bebida dos deuses.

E agora que já falamos bastante sobre as videiras vamos conhecer como é o ciclo vegetativo do fruto que nos dá o vinho.

Ciclo da Videira

Antes da videira nos dar belas uvas, e ótimos vinhos, ela precisa passar por vários estágios. É o  chamado ciclo vegetativo da videira, que repete-se regularmente a cada ano.

Saber a melhor época de uva para plantar e também para colher é fundamental para a determinação da qualidade da safra e, consequentemente, do vinho.

Vamos conhecer agora o ciclo fenológico da videira, que podemos nos referir também como ciclo da videira ou ciclo da uva, e são todas as fases pela qual a planta deve passar mantendo a sua perenidade para obter frutos sãos.

icone uva cinza Choro da Videira

Choro da Videira

O choro da videira acontece nos últimos dias do inverno ou no início da primavera e representa o fim do repouso vegetativo e o início de um novo ciclo vegetativo da videira.

Perguntas interessantes