Assinale a alternativa correta sobre a civilização muçulmana durante o período medieval.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra C.
Explicação: Lembre-se que os muçulmanos expandiram seus territórios e formaram um grandioso império, chegando inclusive na Europa (Península Ibérica).
Em meio à expansão, os árabes puderam levar todo conhecimento adquirido através do seu intercâmbio cultural (difusão) com outros povos dominados para a Europa por exemplo. Por isso a letra C é a alternativa correta.
As alternativas são: (VERIFIQUE, CASO NÃO SEJAM AS MESMAS).
A ) Os constantes ataques de invasores árabes, provenientes das áreas do Saara, criaram instabilidade na Europa e contribuíram decisivamente para a queda do Império Romano.
B ) A civilização muçulmana não desempenhou papel significativo no período, em função da inexistência de um líder capaz de reunir, sob um mesmo estado, sunitas e xiitas.
C) Os pensadores árabes desempenharam papel fundamental na renovação do pensamento da Europa ocidental, uma vez que foram responsáveis pela difusão, via Espanha muçulmana, do legado greco-romano.
D) O distanciamento entre muçulmanos e cristãos aprofundou-se com a pregação de Maomé, que postulou a superioridade da religião islâmica e negou-se a aceitar os tratados de paz propostos pelo Papa.
E) A partir do século VIII, a civilização muçulmana passou a ser regida pelo Alcorão, cujas recomendações aplicavam-se à vida cotidiana, contribuindo para o declínio do Império Otomano.
Os pensadores árabes desempenharam papel fundamental na renovação do pensamento da Europa Ocidental, uma vez que foram responsáveis pela difusão, via Espanha muçulmana, do legado greco-romano, ligando chineses, hindus e bizantinos com a civilização cristã ocidental. (resposta correta letra C).
Expansão civilização árabe
Após a unificação das tribos muçulmanas, os árabes ocuparam grandes extensões de terra. Portanto, além de controlar o Mar Mediterrâneo e isolar a Europa, também eram responsáveis por ligar o comércio entre os continentes (Ásia, Europa e África).
Em 622 d.C., o Profeta Maomé (571 - 632) teve que fugir de sua cidade natal (Meca) devido à hostilidade popular. A Hégira é a fuga do profeta Maomé de Meca para Medina, na Arábia Saudita. No calendário muçulmano, este fato marca o início do ano.
Para mais informações sobre a hégira, acesse:
brainly.com.br/tarefa/20390609