Biologia, perguntado por lidybrandao, 1 ano atrás

Assinale a alternativa correta referente aos tipos de tecido conjuntivo indicados na figura. Escolha uma: a. O tecido B refere-se ao tecido cartilaginoso, sendo considerado um tecido mais denso com pouca matriz extracelular e grande vascularização para nutrição do tecido.


lidybrandao: pergunta errada!!1

Soluções para a tarefa

Respondido por emailparaestudo000
2

As principais características do Tecido Cartilaginoso ( TCart.) são comuns às do TC, porém possuem algumas peculiaridades. NÃO HÁ VASCULARIZAÇÃO, como acontecia no TC. Ainda, é um tecido liso, rígido e ao mesmo tempo elástico, devido às suas propriedades adiante descritas.

Funções:

Sustentação;

Revestimento de articulações;

Crescimento ósseo – disco epifisário.

Histogênese:

As células do mesoderme dão origem ao mesênquima, cujas células perdem seus prolongamentos e ficam arredondadas. Passam a ter maquinaria para síntese protéica e são chamadas de condroblastos. Quando os condroblastos, que são responsáveis pela síntese de matriz celular, ficam envoltos por ela, passam a ser chamados de condrócitos. O mesênquima que não se diferenciou, forma TC Denso (pericôndrio)

Crescimento

INTERSTICIAL: ocorre por diferenciação mitótica dos condrócitos. Acontece apenas no começo da vida, pois aos poucos a cartilagem passa a ser rígida.  

POR APOSIÇÃO: dá-se a partir do pericôndrio, cuja camada superficial é mais fibrosa que a profunda e possuem células mesenquimatosas indiferenciadas, que acabam por se diferenciarem em condroblastos.

Tipos

A diferença entre eles é decorrente do tipo e da quantidade de fibras.

Cartilagem Hialina: fibrilas colágenas II e SFA. Serve de base para o estudo dos outros tipos.

Cartilagem Elástica: fibrilas colágenas II, SFA e fibras elásticas.

Cartilagem Fibrosa: fibras colágenas I e SFA.

Cartilagem Hialina: É o tipo de cartilagem mais estudada, pois é a que se encontra em maior quantidade no organismo humano. À fresco, pode ser vista na cor branco-azulada. Rico em fibrilas colágenas do tipo II, forma o primeiro esqueleto embrionário.

Além das fibrilas colágenas II, a matriz possui SFA, com proteoglicanas cujas GAGs são altamente sulfatadas. Daí o aspecto azulado e não róseo em MO sob a coloração HE. A rigidez da matriz é decorrente das ligações covalentes entre as GAGs e as proteínas com o colágeno e da grande quantidade de água de solvatação presas a estas GAGs sulfatadas. Existe uma região da matriz mais corada e que foi indevidamente denominada cápsula. Localiza-se próxima às células e é rica em GAGs e pobre em colágeno.

As células são os condroblastos e os condrócitos. Os condroblastos são responsáveis pela síntese de matriz cartilaginosa e por isto possuem alta quantidade de RER e Golgi. Quando são totalmente envoltos por matriz, passam a ser chamados de condrócitos, sempre alojados em lacunas, e ficam responsáveis pela manutenção da matriz.

Existe um tecido que envolve a cartilagem, chamado Pericôndrio, formado por TC Denso, capaz de originar novos condroblastos. O pericôndrio é vascularizado e por isto é o responsável pela nutrição do tecido que reveste.

Este tipo de cartilagem localiza-se nas fossas nasais, traquéia, brônquios, extremidade ventral das costelas e revestimento de articulações.

Perguntas interessantes