Assinale a alternativa correta. O instrumento de planejamento mais fortalecido pela LeiComplementar 101 de 2.000 foiA) Plano Plurianual.B) Lei de Diretrizes Orçamentárias.C) Lei Orçamentária Anual.D) Anexo de Riscos Fiscais.E) Todas as respostas estão corretas.
Soluções para a tarefa
A Lei Complementar 101 de 2000, fortaleceu todos estes instrumentos, mas, especialmente quanto à Lei de Diretrizes Orçamentárias trouxe mais fortalecimento, sobretudo quando trata de equilíbrio de receitas e despesas e critério e forma de limitação de empenho. Resposta letra: B.
Seu fortalecimento também se dá pela sua perspectiva de alcançar objetivos e diretrizes, exigindo uma série de exigências em seus anexos, leia-se da própria lei, nos parágrafos do art. 4º:
"§ 1o Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.
§ 2o O Anexo conterá, ainda:
I - avaliação do cumprimento das metas relativas ao ano anterior;
II - demonstrativo das metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos três exercícios anteriores, e evidenciando a consistência delas com as premissas e os objetivos da política econômica nacional;
III - evolução do patrimônio líquido, também nos últimos três exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos;
IV - avaliação da situação financeira e atuarial:
a) dos regimes geral de previdência social e próprio dos servidores públicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador;
b) dos demais fundos públicos e programas estatais de natureza atuarial;
V - demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado.
§ 3o A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.
§ 4o A mensagem que encaminhar o projeto da União apresentará, em anexo específico, os objetivos das políticas monetária, creditícia e cambial, bem como os parâmetros e as projeções para seus principais agregados e variáveis, e ainda as metas de inflação, para o exercício subseqüente."