Assinale a alternativa correta nas questões a seguir:
1ª.) Com relação à Filosofia Moderna, podemos afirmar que:
a) ( ) Foi um período longo da história europeia e possui como característica principal a união entre a cultura filosófica grega antiga com a religião cristã.
b) ( ) Foi organizada a partir de correntes filosóficas que abordaram temas de mais destaque na época, como a transição de pensamento valorizando a razão.
c) ( ) Os movimentos que contribuíram para essas transformações foram o aumento da influência da igreja e as novas descobertas em diferentes áreas do conhecimento, que influenciaram as relações sociais e econômicas da época.
2ª.) Dos movimentos e doutrinas que inspiraram pensadores da Filosofia Moderna,
podemos dizer que:
a) ( ) O Empirismo é uma corrente filosófica que argumenta que todo conhecimento
humano é adquirido a partir de suas vivências, como também, de seus instintos ou
conhecimento nato, para depois os indivíduos vão adquirindo saberes, consciência
e aprendizado.
b) ( ) O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção
de que a razão não é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro
conhecimento por completo.
c) ( ) O Empirismo é uma teoria filosófica que argumenta que todo o conhecimento
humano deve ser adquirido de experiências sensoriais.
3ª.) O movimento cultural denominado Iluminismo caracterizou-se por:
a) ( ) Pretende disseminar os mitos e anular a ilusão, por meio do saber.
b) ( ) Trazer ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.
c) ( ) Os progressos científicos desenvolvidos no período do iluminismo impediram o ser humano do acesso ao saber.
4ª.) Movimento que se opunha à fé cristã, de modo que Deus deixa de ser o centro de tudo e o homem passa a ser valorizado:
a) ( ) É o antropocentrismo, porque é um pensamento filosófico que coloca o homem
como indivíduo central para o entendimento do mundo e que, ao romper com os
paradigmas presentes na época, traz à tona um homem crítico, dotado
de racionalidade que lhe possibilita questionar a realidade em sua volta.
b) ( ) É o antropocentrismo, já que, como doutrina filosófica, o pensamento
antropocêntrico nos informa que o ser humano é a figura central e, desse modo, ele
não é responsável pelas suas ações, sejam elas culturais, históricas, sociais e
filosóficos.
c) ( ) É o humanismo, uma corrente intelectual que concebia o ser humano como o
arquiteto do mundo. A partir desta perspectiva, ampliava-se a relevância cultural de
que os seres humanos são a suprema criação divina, sendo assim, incapazes de
sintetizar conhecimento por si próprios. Desta forma, o ser humano era, ao mesmo
tempo, uma criatura e um criador do mundo, podendo assim agir como o arquiteto de
sua existência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I – Numere os parênteses de acordo com os movimentos destacados:
1 – Racionalismo 2 – Empirismo
(2 ) A) Thomas Hobbes e John Locke.
(2 ) B) Argumenta que todo o conhecimento humano deve ser adquirido de experiências sensoriais. Ou seja, a partir de suas vivências, e não instintos ou conhecimento nato, os indivíduos vão adquirindo saberes, consciência e aprendizado.
(1 ) C) Gottfried Wilhelm Leibniz e René Descartes.
(1 ) D) A mente do ser humano é responsável pela percepção e organização das informações já existentes. Defendem que além de organizar, a mente também armazena e atribui significado às informações que já foram adquiridas. É também sua tese a ideia de que os conhecimentos de propriedade dos seres humanos são parte de uma dedução lógica, somada a argumentação e análise de informações.
II- Marque C para as alternativas certas e E para as erradas, nas questões a seguir: (3,0)
(E ) 1ª.) Assim como John Locke, René Descartes também admite haver ideias inatas.
(C ) 2ª.) A Revolução Científica, com a descoberta do método experimental aliado à técnica, fez surgirem as chamadas ciências modernas.
(E ) 3ª.) Os pensadores do Iluminismo exaltaram a tolerância entre as diferentes religiões ou formas de pensamento, bem como, a busca do reconhecimento da capacidade humana sem a autoridade religiosa.
(C ) 4ª.) René Descartes era racionalista, enquanto que Thomas Hobbes e John Locke eram empiristas.
(E ) 5ª.) A tese de Jean Jacques Rousseau determina que, com o surgimento da sociedade e de todas as suas instituições, surgiu a bondade natural do ser humano, o qual estaria perdido e corrompido sem a sociedade.
(E ) 6ª.) A discussão entre racionalistas e empiristas contribuiu para que surgisse uma busca pela verdade absoluta e final, a qual é a razão de existir da Filosofia.
(E ) 7ª.) A dúvida metódica cartesiana é a mesma coisa que a concepção dualista platônica entre mundo sensível e mundo inteligível.
(E ) 8ª.) Dúvida metódica não é a reflexão filosófica que enfatiza ao extremo o ato de duvidar.
III – Assinale a alternativa correta nas questões a seguir:
1ª.) Com relação à Filosofia Moderna, podemos afirmar que:
a) ( ) Foi um período longo da história europeia e possui como característica principal a união entre a cultura filosófica grega antiga com a religião cristã.
b) (X ) Foi organizada a partir de correntes filosóficas que abordaram temas de mais destaque na época, como a transição de pensamento valorizando a razão.
c) ( ) Os movimentos que contribuíram para essas transformações foram o aumento da influência da igreja e as novas descobertas em diferentes áreas do conhecimento, que influenciaram as relações sociais e econômicas da época.
2ª.) Dos movimentos e doutrinas que inspiraram pensadores da Filosofia Moderna, podemos dizer que:
a) ( ) O Empirismo é uma corrente filosófica que argumenta que todo conhecimento humano é adquirido a partir de suas vivências, como também, de seus instintos ou conhecimento nato, para depois os indivíduos vão adquirindo saberes, consciência e aprendizado.
b) ( ) O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão não é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo.
c) ( ) O Empirismo é uma teoria filosófica que argumenta que todo o conhecimento humano deve ser adquirido de experiências sensoriais.
3ª.) O movimento cultural denominado Iluminismo caracterizou-se por:
a) ( ) Pretender disseminar os mitos e anular a ilusão, por meio do saber.
b) (X ) Trazer ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.
c) ( ) Os progressos científicos desenvolvidos no período do iluminismo impediram o ser humano do acesso ao saber.
4ª.) Movimento que se opunha à fé cristã, de modo que Deus deixa de ser o centro de tudo e o homem passa a ser valorizado:
a) ( ) É o antropocentrismo, porque é um pensamento filosófico que coloca o homem como indivíduo central para o entendimento do mundo e que, ao romper com os paradigmas presentes na época, traz à tona um homem crítico, dotado de racionalidade que lhe possibilita questionar a realidade em sua volta.
b) ( ) É o antropocentrismo, já que, como doutrina filosófica, o pensamento antropocêntrico nos informa que o ser humano é a figura central e, desse modo, ele não é responsável pelas suas ações, sejam elas culturais, históricas, sociais e filosóficos.
c) (X ) É o humanismo, uma corrente intelectual que concebia o ser humano como o arquiteto do mundo. A partir desta perspectiva, ampliava-se a relevância cultural de que os seres humanos são a suprema criação divina, sendo assim, incapazes de sintetizar conhecimento por si próprios. Desta forma, o ser humano era, ao mesmo tempo, uma criatura e um criador do mundo, podendo assim agir como o arquiteto de sua existência.
Explicação: