História, perguntado por janykacau, 4 meses atrás

Assinale a alternativa CORRETA em relação ao encontro de culturas entre os europeus e os nativos:

a.
Houve choque cultural, mas apenas homens e mulheres adultos foram explorados e as crianças e os idosos foram poupados da escravidão.

b.
Houve choque cultural, mas os nativos lutaram e não permitiram ser subjugados.

c.
Não houve choque cultural porque, imediatamente, os nativos foram submissos voluntariamente ao sistema colonial, como foram representados nos quadros de pintores famosos, nos quais os indígenas atentamente recebem as ordens e as doutrinas dos colonizadores.

d.
Houve choque cultural, mas somente os homens das civilizações nativas foram explorados, as mulheres e as crianças foram poupadas da escravidão.

e.
Houve choque cultural a ponto de os nativos serem submetidos às mais variadas formas de violência, fossem eles homens, mulheres, crianças e idosos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
3

Resposta:

E. Houve choque cultural a ponto de os nativos serem submetidos às mais variadas formas de violência, fossem eles homens, mulheres, crianças e idosos.

Explicação:

Os portugueses não pouparam crianças, mulheres ou idosos, todos foram igualmente explorados.

Respondido por jessicapaula667
0

Resposta:

d. Houve choque cultural a ponto de os nativos serem submetidos às mais variadas formas de violência, fossem eles homens, mulheres, crianças e idosos.

Explicação:

Assim, desenvolveu-se em terras americanas todo o aparato político, econômico e militar que modificou totalmente a vida das civilizações que habitavam o continente, que passou a ser explorado do ponto de vista territorial e étnico, onde homens, mulheres, jovens, crianças e idosos foram submetidos à escravidão e ao massacre pelo fato de não serem europeus, não praticarem o Cristianismo, em especial o Catolicismo, religião da maioria dos países europeus naquela época.

Enfim, por não terem os mesmos hábitos dos colonizadores, foram submetidos às mais variadas formas de violência, que era explicada em nome da ambição colonizadora, apoiada pelo poder da Igreja Católica, que elaborou discursos justificativos para tal opressão

Perguntas interessantes