Assinale a alternativa correta com relação aos recursos energéticos.
a) São chamadas de combustíveis fósseis as fontes energéticas geradas pela fossilização de material orgânico. Os mais importantes combustíveis fósseis são o carvão, o petróleo e os derivados do álcool.
b) Os combustíveis fósseis, recursos finitos e não renováveis, têm os custos econômicos de sua exploração encarecidos quando a sua localização ocorre em consideráveis profundidades.
c) A queima de combustíveis fósseis provoca a liberação de gás carbônico na atmosfera, o que ocasiona o resfriamento das temperaturas globais.
d) Os maiores responsáveis pela poluição atmosférica causada pela queima dos
combustíveis fósseis são os países periféricos, uma vez que as indústrias dos países
tecnologicamente mais avançados já operam, em sua maioria, com a chamada "tecnologia limpa".
e) A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) congrega exclusivamente países árabes, constituindo-se numa organização essencialmente política, baseada no poder econômico possibilitado pelo domínio da exploração do mais importante dos combustíveis.
Soluções para a tarefa
A alternativa A é falsa, pois o álcool e o carvão não são combustíveis fósseis (o álcool é, inclusive, uma fonte renovável de energia).
A alternativa B é verdadeira, pois quanto mais profunda for a sua localização mais cara é a tecnologia envolvida, de modo que os custos iniciais são maiores.
A alternativa C é falsa, pois a liberação do gás carbônico provoca o aumento das temperaturas globais, portando aquecimento, não resfriamento.
A alternativa D é falsa, pois são os países desenvolvidos, onde o padrão de vida é maior, que mais usam, por exemplo, a gasolina e poluem mais a atmosfera.
A alternativa E é falsa, pois há países de todo o mundo (África, América do Sul e Ásia, além do Oriente Médio) na OPEP (ela mesma foi fundada por um sul-americano.
Resposta:
B- Os combustíveis fósseis, recursos finitos e não renováveis, têm os custos econômicos de sua exploração encarecidos quando a sua localização ocorre em consideráveis profundidades.