Assinale a alternativa correta.
1) (UEPB) Considerando o fenômeno das cruzadas, podemos afirmar que:
A. Condenavam a prática da indulgência pela igreja católica.
B. Fortaleceram a descentralização política dos reis, consolidando o sistema feudal.
C. Inibiram o desenvolvimento comercial devido à prática constante de escambos e saques.
D. Tiveram motivação exclusivamente religiosa, com a noção de "guerra santa".
E. Possibilitaram aos ocidentais o contato com importantes conhecimentos produzidos pelos muçulmanos no campo da matemática, medicina e astronomia.
2) (UFPE) Com o fim das invasões bárbaras na Europa, entre os séculos XI e XIV , a população europeia experimentou um clima de maior segurança e, consequentemente, houve um aumento quantitativo desta população. Com relação a este período, assinale a alternativa correta:
A. O aumento de nascimento na classe nobre gerou problemas em relação às terras gerando guerras entre os feudos.
B. As cruzadas também ocorreram nesse período e podem ter motivado o aumento da população.
C. Houve um desenvolvimento em todos os níveis devido ao aumento da produção e das atividades comerciais com o restabelecimento completo das rotas com o oriente e o crescimento das cidades.
D. É um período marcado por grandes perdas na produção agrícola.
E. No final desse período, a Europa assiste a uma nova invasão dos chamados povos bárbaros.
3) A a peste, a fome e a guerra constituíram os elementos mais visíveis e terríveis do que se conhece como a crise do século XIV. Como consequência dessa crise,ocorrida na baixa idade média:
A. O movimento de reforma do cristianismo foi interrompido por mais de um século, antes de reaparecer com Lutero iniciar a modernidade.
B. O campesinato, que estava em vias de conquistar a liberdade, voltou novamente a cair, por mais de um século, na servidão feudal.
C. o processo de centralização e concentração do poder político intensificou-se até se tornar absoluto, no início da modernidade.
D. O feudalismo entrou em colapso no campo, mas manteve sua dominação sobre a economia urbana até o fim do Antigo Regime.
E. Entre as classes sociais, a nobreza foi a menos prejudicada pela crise, ao contrário do que ocorreu com a burguesia.
3) (UFPA) O o movimento das cruzadas foi essencial para o quadro das transformações por que a Europa passaria nos processos finais da idade média. Definida essa questão, é possível assegurar-se em relação ao movimento cruzadista que:
A. Os efeitos imediatos das cruzadas sobre a vida europeia foram de natureza política, já que contribuíram para abalar sensivelmente o poder absoluto dos monarcas europeus.
B. Em termos jurídicos, as cruzadas contribuíram para modificar o sistema da propriedade do feudalismo já que difundiram o começo da propriedade dominante no extremo oriente.
C. Os seus resultados abalaram seriamente o prestígio do papado, provocando, inclusive, a separação entre a igreja de Roma e a de Constantinopla, fato de implicações negativas para a autoridade clerical.
D. Os efeitos sociais das cruzadas fizeram se sentir principalmente sobre as relações de trabalho, já que os cruzados, ao retornarem do oriente, defendiam a substituição da servidão pelo trabalho livre.
E. As exigências das expedições contribuíram decididamente para o recuo da dominação árabe no Mediterrâneo, abrindo os espaços para que suas águas viessem a sustentar, mais tarde, parte das grandes rotas do comércio europeu.
4) (Unesp) A civilização bizantina floresceu na idade média deixando em muitas regiões da Ásia e da Europa testemunhos de sua irradiação cultural. Assinale importante e preponderante contribuição artística bizantina que se difundiu expressando forte destinação religiosa:
A. Adornos de bronze e cobre.
B. Aquedutos e esgotos.
C. Telhados liberais recurvos.
D. Mosaicos coloridos e cúpulas arredondadas.
E. Vias calçadas com artefatos de couro.
Soluções para a tarefa
questão 1 b ,questão 2 e ,questão 3 d, questão 4 a, questão 5 d
1 A alternativa (e) relaciona informações corretas sobre fenômeno das Cruzadas.
As Cruzadas fracassaram completamente em relação ao seu objetivo principal que era reconquistar Jerusalém, que continuou dominada pelos muçulmanos. Mas o intenso contato entre os povos orientais e ocidentais permitiu significativas trocas culturais que influenciaram ambos os lados.
A influência cultural árabe se estendeu a muitos outros campos, das táticas de combate à culinária, com a introdução das especiarias e outros temperos orientais.
2) A alternativa (c) descreve corretamente consequências do clima de maior segurança experimentado pela população da europa entre os séculos XI e XIV.
O aumento da produção está relacionado com a introdução de novas técnicas agrícolas que permitiram melhor aproveitamento do solo e consequentemente maior produtividade.
O restabelecimento do comércio relaciona-se com as Cruzadas, que permitiram estabelecer novas rotas comerciais entre o Oriente e o Ocidente. Com a volta do Comércio, houve o crescimento e o desenvolvimento das cidades.
3) A alternativa (c) descreve corretamente as consequências da peste, da fome e da guerra ocorridas na baixa idade média.
Todo o cenário caótico em decorrência da peste, fome e guerra, levou a Europa a passar por um período de muita instabilidade social, o que fez com que grupos como a burguesia comercial apoiasse o fortalecimento do poder dos reis para restabelecer a ordem e abertura de novos mercados comerciais. A partir desta situação, a descentralização do poder feudal deu lugar a centralização do poder através da figura do rei.
4) A alternativa (e) descreve corretamente a contribuição do Movimento das Cruzadas para o quadro das transformações na Europa.
Uma das consequências das Cruzadas foi a sua contribuição para o “restabelecimento” do comércio no Mar Mediterrâneo, que veio a se transformar na principal rota de comércio marítimo para a Europa, principalmente através da cidade de Gênova e Veneza, que enriqueceram com as mercadorias vindas do Oriente e que eram vendidas por toda a Europa.
5) A alternativa (d) descreve corretamente a influência da civilização bizantina na Ásia e na Europa.
O Império Bizantino vai deixar um grande destaque também no campo das artes através de seus mosaicos coloridos, com o predomínio da cor amarela que simbolizava a cor do império, daquilo que era terreno e das coisas materiais e da cor azul que remetia aos céus, Deus e as questões materiais.
Estas obras estavam presentes em igrejas que tinham a cúpula arredondada como a igreja de Santa Sofia, grande ponto turístico de Istambul até os dias de hoje. A cultura bizantina estava totalmente relacionada ao cristianismo que influenciava toda a sociedade.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/24096869