Assinale a afirmação condizente com o que Tomás de Aquino entendia por felicidade plena
A-Podemos alcançar plenamente a beatitude nesta vida, mesmo conscientes da finitude de nossa existência.
B-Como seres humanos, tendemos a buscar a felicidade, já que somos naturalmente tranquilos e nos contentamos com aquilo que conquistamos.
C-A felicidade é incompleta nesta vida, pois, apesar da contemplação divina, o desejo humano não se satisfaz
D-Não há relação entre uma vida ordenada e a felicidade, pois a beatitude independe da prática da virtude.
E-A felicidade somente é completa como beatitude, já que o pecado corrompeu a humanidade, impossibilitando a realização plena do indivíduo nesta vida, finita e passageira.
Soluções para a tarefa
São Tomás de Aquino entendia por felicidade plena:
E- A felicidade somente é completa como beatitude, já que o pecado corrompeu a humanidade, impossibilitando a realização plena do indivíduo nesta vida, finita e passageira.
São Tomás de Aquino traz a questão da felicidade integrada à vida humana como um todo. Nela, todas as criaturas possuem um só e mesmo fim último: Deus.
Entretanto, cada uma alcança esse fim conforme a sua natureza. O homem o alcança através de um ato do intelecto especulativo. Tal ato consiste na contemplação da própria essência divina. É, pois, nesse ato que reside a felicidade última do homem, do qual todos os demais atos são apenas uma participação imperfeita.
Desse modo, o fim último do homem ultrapassa-lhe a natureza, pelo que ele só poderá atingi-lo mediante a graça divina. Sendo assim, o fim último do homem, e a sua felicidade derradeira, não se encontram nesta vida.
Bons estudos!