Assim, o texto acadêmico, seja na forma escrita ou oral, deve atender especialmente aos três elementos essenciais: impessoalidade, objetividade e redação correta. Para ajudar o seu amigo, você deve explicar esses três elementos essenciais do texto científico, que orientam a produção e a apresentação de uma comunicação científica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Impessoalidade- Toda linguagem empregada na comunicação cientifica deve ser despersonalizada, assim recomenda-se o uso da voz passiva ou da terceira pessoa do singular do impessoal. Assim sendo, deve-se evitar ao o uso de referências pessoais e pronomes possessivos de modo a transmitir o mínimo de pessoalidade possível a comunicação em pauta.
Objetividade – A comunicação deve evitar sentimentos e impressões de caráter pessoal, não fundamentadas nos dados científicos em questão. Além disso, deve-se primar pelo uso de palavras, expressões e idéias adequadas à transmissão do pensamento do autor, sem expressões vagas ou genéricas, de modo a possibilitar a efetiva compreensão do receptor.
Redação Correta- Ao redigir um texto ou apresentação de cunho científico deve-se levar em pauta a formalidade da linguagem aplicada, de modo que essa seja sempre o mais exata e precisa possível. Para isso, é importantíssimo sempre ter muito cuidado e atenção com as regras gramaticais e a pontuação. Além disso, evitar o excesso de verbalismos, adjetivações,argumentações emotivas, frases prontas, cacofonias, expressões vulgares e gírias é essencial no que diz respeito a uma comunicação clara e concisa.
Explicação:
A comunicação científica, diferente da linguagem informal, deve seguir uma série de requisitos para que se encaixe devidamente dentro dos padrões comunicativos esperados.