Pedagogia, perguntado por ama3nmaiocare8nath, 1 ano atrás

Assim como Rubem Alves vimos que a teoria genética da aprendizagem, segundo Piaget respeita a criança e estimula sua aprendizagem conforme seu desenvolvimento. Então: 1)Descreva resumidamente o estágio sensório-motor indicando a faixa etária e as características deste estágio. 2)Descreva duas atividades que poderiam ser desenvolvidas na creche respeitando as características pessoais do educando e encorajando seu desenvolvimento cognitivo. Utilize no mínimo dez e no máximo quinze linhas para sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por marigiz
26

Os subestágios classificados por Piaget, que abarcam desde o nascimento até os 2 anos de vida da criança é chamado de período sensório-motor. 

Nesse período o bebê aprende a coordenar as sensações com os comportamentos motores simples ou primários. O bebê sente o mundo através dos movimentos vivenciados por seu corpo. 

Os bebês passam a desenvolver a capacidade de começar a reconhecer um mundo externo a eles e a ter certa autonomia para explorá-lo, ou seja, já não agem somente por reflexo, passam a ter objetivos a realizar. 

Conheçamos os 6 subestágios do período sensório-motor:

1º: Vai do nascimento até aprox.1 mês e meio de vida. Compõe-se de reflexos inatos que, segundo Piaget, não acrescentam muito ao desenvolvimento. 

De qualquer forma, o bebê aprende que certos objetos podem ser sugados e outros não. Ele não tem a capacidade de compreender que os objetos continuam a existir, mesmo quando não estão presentes.

2º: 1 mês e meio até 4 meses. O bebê, depois de vivenciar uma ação que provoca uma satisfação, passa a repetir essa mesma ação muitas vezes. Nessa fase eles começam a prestar atenção aos sons e aos estímulos visuais e táteis.

3º: 4 a 8 meses. Surgem as reações secundárias, ou seja, o foco da ação é externo ao bebê, como quando ele descobre um brinquedo e interage com este. Ele também passa a vocalizar sons.

4º : 8 a 12 meses. O bebê passa a ter intencionalidade em seus atos e tentam conseguir algo que querem.Ele desenvolve a noção de permanência do objeto, procurando ativamente por objetos desaparecidos.

5º: 12 a 18 meses. Surgem as reações circulares terciárias, em que testam ações a fim de obter resultados similares aos anteriores. Há o início do desenvolvimento do pensamento simbólico, em que a criança realiza imagens mentais.

6º : de 18 a 24 meses. Há o domínio da permanência do objeto e de sua representação mental simbólica.

Atividades sugeridas: Estimular vocalizações com a criança através da música, do canto, a partir dos 4 meses e esconder e fazer com que procure objetos, a partir dos 8 meses. 

Perguntas interessantes