Filosofia, perguntado por elisioalbino9484, 1 ano atrás

assim, como podemos debater a situação do povo brasileiro sem formar filósofos de relevância universal, sem uma doutrina filosófica com relevância universalizada em toda sua história?? heeelllpppp :)

Soluções para a tarefa

Respondido por andredodedep6ac18
0
Ora, primeiro é necessário entender que em tudo possui um sentido, um propósito. Quando se executa uma ação sem enxergarmos o propósito dela estamos sendo alienados e, sendo assim, privados de desenvolvermos visão maior do quadro em que estamos. A formação do filósofo é necessária para que, num mundo onde a filosofia é desprezada por já julgar saber tudo que é necessário saber, ajude os indivíduos da sociedade a serem conscientes de suas ações, que entendam as mecânicas da vida e ajam para a conservação ou mudança delas. Se debatermos a situação do povo brasileiro sem um "background" ideológico filosófico pode ser que haja a tendência de enxergar a situação pelas aparências, pelo momento ou simplesmente pelo administrativo. "Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados" diz Sócrates.

Agora, todo o filósofo ou ser humano possui um ponto de vista, dizer que alguém não possua é muito ousado. A filosofia adotada pode ser "cada macaco no seu galho" ou "um por todos e todos por um". Cada um, caso adotadas, impactará no indivíduo ou sociedade de maneiras diferentes. Pode ser que algumas filosofias tragam tanto mal a sociedade que talvez fosse melhor que estas não fossem introduzidas. Exemplos: Não se preocupe com alguém, somente consigo mesmo; Viva o momento, somente o "aqui" e o "agora".

Portanto é necessário avaliar as filosofias pregadas pelos homens para que se encontre motivo no bem agir, seja a curto, médio ou longo prazo, dependendo do planejamento da sociedade.
Perguntas interessantes