"Assim como para os suplementos energéticos, existem especificações a serem seguidas acerca dos suplementos proteicos, de acordo com a RDC nº18/2010, que tem como principal objetivo, de estabelecer a classificação, a designação, os requisitos de composição e de rotulagem dos alimentos para atletas, aplicando-se aos alimentos especialmente formulados para auxiliar os atletas a atender suas necessidades nutricionais específicas e auxiliar no desempenho do exercício."
Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2018.
Sobre o que consta nessa resolução, analise as afirmativas e julgue-as como sendo verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Os suplementos proteicos devem apresentar, no mínimo, 10g de proteína por porção, sendo que ao menos 50% do valor energético total deve ser proveniente de proteínas.
( ) Os suplementos proteicos podem conter fibras alimentares e outros compostos que não sejam nutrientes, desde que tais fibras sejam de base neutra e não ácida.
( ) Os suplementos proteicos devem apresentar, no máximo, 90% de ácidos graxos em sua composição, sendo estes, de cadeia curta.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.
F - F - V.
b.
V - V - F.
c.
F - V - V.
d.
V - F - F. Correto
e.
F - V - F.
Soluções para a tarefa
d.V-F-F
CORRETO,obrigada!
Resposta:
V - F - F.
Explicação:
Assim como para os suplementos energéticos, existem especificações a serem seguidas acerca dos suplementos proteicos, de acordo com a RDC n. 18/2010:
• Devem apresentar, no mínimo, 10 g de proteína por porção, sendo que ao menos 50% do valor energético total deve ser proveniente de proteínas;
• Podem conter vitaminas e minerais, conforme Regulamento Técnico específico sobre adição de nutrientes essenciais;
• Não podem conter fibras alimentares e outros compostos que não sejam nutrientes;
• Quanto aos PDCAAS: a composição proteica do produto deve apresentar PDCAAS acima de 0,9 e, ainda, a determinação do PDCAAS deve estar de acordo com a recomendação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).