assim como os outros povos já estudados nos capítulos anteriores, os antigos chineses nos deixaram técnicas, objetos e outras manifestações culturais. Identifique esses legados e relacione 3 deles com práticas ainda em vigor nos dias de hoje
Soluções para a tarefa
Respondido por
45
Um está localizado no hemisfério oriental, tem um sistema socialista em seu governo e é o quarto maior país do mundo. O outro se encontra no ocidente, tem uma forte estrutura federativa e é o quinto maior país do planeta. Apesar das grandes diferenças políticas e culturais, além da distância geográfica entre China e Brasil, os contatos entre os dois povos já contam com uma longa tradição.Desde o início do Século XIX, agricultores chineses de chá já atravessavam os vastos oceanos para chegar ao Brasil. Eles estabeleceram uma sólida amizade com o povo local, marcando o início dos contatos amistosos entre as duas civilizações.
O Brasil tem um grande poder de absorção cultural e sempre houve algo de oriental contrastando com suas características ocidentais. Não é difícil notar os elementos culturais da China em diversos aspectos da cultura e na vida dos brasileiros.
Arquitetura
Na arquitetura brasileira, a influência chinesa se revela de várias maneiras. Segundo o estudo do professor José Roberto Teixeira Leite, a influência chinesa existe tanto no desenho ornamental como no estilo exterior de algumas construções. Algumas construções são "edificadas sobre plataformas de pedra, técnica comum na China desde tempos imemorais."
A Igreja Nossa Senhora do Ó, em Sabará (MG), construída em 1717, uma das mais representativas do barroco mineiro, possui influência chinesa em sua arquitetura externa e na decoração interna.
Artes marciais
A arte marcial Tai Chi Chuan já virou uma moda no Brasil. Hoje em dia, a prática é muito comum e pode ser encontrada em academias, centros de terapias chinesas, e alguns professores também costumam dar aulas ao ar livre. No início de 2007, a manifestação cultural popular de Tai Chi Chuan na Praça da Harmonia Universal, na Asa Norte de Brasília, praticada há mais de 30 anos sob a orientação do Mestre Woo, foi declarada patrimônio cultural de Brasília e incluída no calendário de eventos oficiais do Distrito Federal.
Ano Novo chinês
A celebração do Ano Novo Chinês na Praça da Liberdade em São Paulo já se tornou um evento cultural importante e entrou no calendário oficial da cidade de São Paulo. Todos os anos, centenas de milhares de pessoas - entre eles muitos brasileiros - participam do evento, que inclui atrações musicais, exposições de arte, apresentações de artes marciais e dança, além de festivais gastronômicos.
“Essa festa simboliza toda a bagagem cultural chinesa e a divulga ao ocidente. Na festa temos diferentes manifestações artísticas, que traduzem festa e alegria sempre com a intenção de comemorar e reverenciar a colheita e a fartura, agradecendo aos elementos e aos deuses”, define Selma Sakate, diretora da Academia 7 Esferas do Tao.
Cultura Brasileira na China
O Brasil era praticamente desconhecido na China até poucas décadas atrás, quando os dois países começaram a se aproximar de forma mais efetiva. O registro mais antigo nos livros chineses sobre o Brasil data da dinastia Qing (1964-1911), num livro medicinal. Segundo esse registro, o Brasil era um lugar maravilhoso, terra fértil, cheio de animais e aves exóticas.
A novela Escrava Isaura, protagonizada pela Lucélia Santos e uma turnê da dupla caipira Milionário e José Rico, que em 1986 cantou para um público de 80 milhões de chineses, deram à China uma primeira oportunidade de conhecer um pouco melhor o Brasil.
Desde esse "surto brasileiro" na China, um grande número de autores brasileiros foram traduzidos para chinês. Entre as obras de maior sucesso estão "os Sertões", de Euclides da Cunha; " A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães; "A Trilogia de Ilusão Desvanecida" e "Dom Casmurro", de Machado de Assis; "Vidas Secas" de Graciliano Ramos; "Incidente em Antares", de Érico Veríssimo; "O Silêncio da Confissão", de Joseu Montello; e "Norte das Águas", de José Sarney. Jorge Amado é o escritor brasileiro mais conhecido na China, com 13 obras publicadas em mandarim.
Todos os anos, grupos brasileiros de samba fazem apresentações em quatro cantos da China e já se pode ouvir MPB em muitos bares das grandes cidades. As churrascarias brasileiras também se espalharam por muitas cidades chinesas, se transformando em uma moda na gastronomia local.
Mas, sem dúvida, é o futebol que continua sendo o maior meio de divulgação da imagem do Brasil na China. Pelé, Zico, Falcão, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho e Kaká são conhecidos por quase todos os chineses e não poucos jogadores brasileiros atuando no Campeonato Chinês de Futebol.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás