Assim como ocorre com a força peso (gravitacional), dada pela multiplicação entre a massa do corpo e a aceleração da gravidade, a força elétrica pode ser escrita como a multiplicação entre a carga elétrica, q, e o chamado campo elétrico, E, ou seja: F=q.E. Por conta disso, a energia potencial elétrica, U, para uma carga elétrica que percorre uma distância /\r sob a ação de um campo uniforme pode ser escrita como: /\U= q.E./\r. A figura abaixo mostra um campo elétrico uniforme de intensidade de 4,0.10^-2V/m e três "superfícies equipotenciais", representadas por A,B e C, que nada mais são que o resultado do produto E./\r. O trabalho necessário para levar uma carga de 1,0.10^-6C do ponto 2 até o ponto 6, passando pelo ponto 5, seria de a)4,0.10^-4J b)1,0.10^-4J c)6,0.10^-5J d)8,0.10^-5J. E)10,0.10^-5J
Soluções para a tarefa
O trabalho da força elétrica para mover a carga é de b) 1,0 .10⁻⁴ J.
Trabalho da força elétrica
O trabalho da força elétrica para mover uma partícula de carga q entre os pontos de potencial elétrico Va e Vb é:
Tab = q . (Va - Vb)
O trabalho de uma força elétrica não depende da trajetória da carga. Ou seja, numa região de campo elétrico uniforme, o trabalho realizado pela força elétrica para deslocar uma carga entre os pontos A e B, é o mesmo se a trajetória for uma reta, uma parábola, uma hipérbole.
Trabalho da força para mover a carga
Como o trabalho não depende da trajetória e sabemos os valores dos potenciais elétricos, basta fazer:
T₂.₆ = q . (V₂ - V₆)
T₂.₆ = 1,0 .10⁻⁶ . (150 - 50)
T₂.₆ = 1,0 .10⁻⁴ J
Portanto, para deslocar a carga entre os pontos 2 e 6, independentemente da trajetória é 1,0 .10⁻⁴ J. Então, dentre as alternativas apresentadas, temos que b) é correta.
Saiba mais sobre campo elétrico em: https://brainly.com.br/tarefa/53820575
#SPJ1