Assim como o break, o grafite é uma forma de apropriação da cidade. Os muros cinzentos e sujos dascidades são cobertos por uma explosão de cores, personagens, linhas, traços, texturas e mensagensdiferentes. O sujo e o monótono dão Iugar ao colorido, à criatividade e ao protesto. No entanto, a arte degrafitar foi, por muito tempo, duramente combatida, pois era vista como ato de vandalismo e crime contrao patrimônio público ou privado, sofrendo, por causa disso, forte repressão policial. Hoje, essa situaçãoencontra-se bastante amenizada, pois o grafite conseguiu legitimidade como arte e, como tal, tem sidoreconhecido tanto por governantes quanto por proprietários de imóveis.Considerando a figura acima e a temática abordada no texto, avalie as afirmações a seguir.I. O grafite pode ser considerado uma manifestação artística pautada pelo engajamento social,porque promove a sensibilização da população por meio não só de gravuras e grandes imagens,mas também de letras e mensagens de luta e resistência.II. Durante muito tempo, o grafite foi marginalizado como arte, por ser uma manifestação associadaa grupos minoritários.III. Cada vez mais reconhecido como ação de mudança social nas cidades, o grafite humaniza apaisagem urbana ao transformá-la.É correto o que se afirma em@‘ II, apenas.@ III, apenas.O I e II, apenas.O I e III, apenas.O I, II e III.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A alternativa correta é a letra E: I, II e III
I- Verdadeira. O grafite é considerado uma arte, pois consegue provocar sensações no público a partir de desenhos e letras que estão relacionados a uma realidade social.
II- Verdadeira. O grafite passou muito tempo sendo marginalizado, sendo considerado uma pichação. Essa marginalização estava relacionado ao fato de que a arte era feita por grupos minoritários, vindo de periferias.
III- Verdadeira. O grafite permite a humanização através da arte urbana. Comumente aparece em viadutos.
Abraços!
Respondido por
1
Resposta:
A questão proposta possui texto base, enunciado e alternativas.
Explicação:
Corrigida no AVA
Perguntas interessantes