Assim como Eu e outras poesias, de Augusto dos Anjos, o romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, também é localizado no Pré-Modernismo. Dividido em 3 partes, foi publicado, inicialmente, em folhetins, e em livro no ano de 1915. Triste fim de Policarpo Quaresma faz profunda reflexão acerca do homem brasileiro e da sociedade da época. A respeito dessa obra, analise as assertivas que seguem abaixo:
I. O tempo do romance é cronológico, pois a história se inicia no século XIX, época do governo Getúlio Vargas, já o espaço não é mencionado na obra.
II. Quaresma, em seu profundo amor pela pátria, propõe a adoção do tupi-guarani como língua oficial do país e é considerado louco.
III. As injustiças sociais, os problemas com a burocracia, os interesses políticos e o clientelismo são algumas das questões que perpassam pelo romance.
IV. Ironicamente, Major Quaresma tem um triste fim, pois é preso, acusado de traidor da pátria e condenado ao fuzilamento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
alternativa 5 I, II,III e IV
Explicação:
Respondido por
5
Resposta:
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Explicação:
Tempo da obra Triste fim de Policarpo Quaresma
A narrativa se passa nos primeiros anos após a Proclamação da República, isto é, durante o governo do marechal Floriano Peixoto, entre 1891 e 1894.
Perguntas interessantes