Assim como em Portugal, o Barroco no Brasil tem manifestação tardia em relação à Europa, vai do século XVIII ao início do século XIX, época em que na Europa este estilo já havia sido abandonado. No Brasil, a ascensão do estilo acompanhou a descoberta do ouro em Minas Gerais. Esta riqueza transformou a sociedade brasileira, as cidades cresceram e enriqueceram, as construções foram aprimoradas. Nesse período vieram da Europa arquitetos, pintores, escultores e comerciantes interessados nas riquezas brasileiras, como eles conviviam com o barroco na Europa, trouxeram-no para cá. De acordo com o texto é CORRETO AFIRMAR: *
a) O barroco surgiu primeiro em Portugual, e chegou tardiamentena Europa, no início do séc. XVIII.
b) O barroco chegou aqui através de um acordo entre o governo Português e o Brasil.
c) No séc. XIX, já não faziam o estilo barroco na Europa.
d) No Brasil, a medida que descobriam ouro, o estilo estilo barroco entrava em decadência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.
Barroco foi um movimento artístico que surgiu na Europa no final do século XVI e se difundiu para a América Latina. Caracterizado por uma estética rebuscada, com requinte e excesso de adornos, o estilo barroco dominou a arquitetura, a literatura, a pintura e a música no século XVII e as primeiras décadas do século XVIII.
O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.
Com a missão de resgatar as ideias teocêntricas e de conter a Reforma Protestante, o Barroco foi marcado pela estética extravagante. Sua arte possuía requinte e foi caracterizada pelo excesso de ornamentos e representações do divino. Dessa forma, se expandiu como uma arte eclesiástica.
Entre a arte barroca de cunho religioso, estão as construções de catedrais, igrejas e capelas. Além do destaque na arquitetura barroca, as artes plásticas também se dedicaram aos temas religiosos, como a produção de esculturas de santos e pinturas de episódios bíblicos.
Explicação: e letra a