Assim como desmistificaram a natureza, os gregos também retiraram o mito do domínio da política (...) no Oriente Próximo, a lei era concebida pelos deuses, e não podia ser separada da religião. Nem ela nem autoridade política podiam ser matéria do discurso racional. Atenas era única, pois tentava basear o Estado e sua autoridade na razão humana, respeitando o direito do cidadão de expressar suas ideias sobre o que é certo ou justo. CAMPOS, Flávio; MIRANDA, Renan Garcia. Oficina de História – História Integrada. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2000. As abordagens contemporâneas sobre a Filosofia e o pensamento são embasadas em importantes processos históricos gerados na Antiguidade, em especial, a partir da civilização grega. Deste modo, considerando as questões apontadas pelo texto-base e os seus conhecimentos sobre o tema proposto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) A evolução da economia no mundo grego está intrinsecamente associada ao desenvolvimento da agricultura em detrimento da exploração marítima, de modo que a partir dela, desenvolveram-se fluxos de troca que dariam origem ao comércio entre cidades. ( ) A especificidade da organização política no mundo grego, em cidades-estado nas quais alguns grupos aristocráticos organizavam-se na divisão das relações de poder, permitiu um fluxo de relações culturais que tornaria viável o desenvolvimento da Filosofia como forma de pensamento. ( ) Em que pese o fato do pensamento filosófico haver se desenvolvido em outras sociedades, é preciso destacar que os gregos desvincularam, em primeiro lugar, as construções míticas e elementos religiosos em relação às formas de pensamento sobre o homem e o seu espaço. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. Alternativas: a) F – V – V. b) F – F – V. c) F – V – F. Alternativa assinalada d) V – F – F. e) V – F – V.
Soluções para a tarefa
Oi, tudo bom?
Sequência correta:
c) F – V – F
Entenda:
Como a expansão marítima grega influenciou o surgimento da Filosofia?
A primeira alternativa diz que os gregos desenvolveram sua economia exclusivamente na agricultura, em detrimento da exploração marítima, o que é errado. De fato os gregos desenvolviam agricultura, porém foi justamente o comércio marítimo que propiciou ao homem grego o conhecimento de outras culturas. Os gregos possuíam colônias na Itália, na Ásia e comercializavam com africanos. Isso permitiu com que eles vivenciassem um choque de culturas. Quando o homem grego viu que os seus deuses não eram os mesmos deuses de outros povos, ele começou a questionar as verdades até então estabelecidas. Além disso, eles perceberam que não existiam as criaturas míticas que deveriam existir no oceano segundo o mito. Esse foi um dos motivos que impulsionou o surgimento da Filosofia.
Como o ócio permitiu que os homens gregos se tornassem filósofos?
A segunda alternativa trata do estabelecimento de uma aristocracia nas Cidades-Estado gregas, o que é verdade. Nem todas as pessoas nas cidades gregas eram cidadãos: mulheres, estrangeiros e escravos não participavam da vida política. Ao longo do tempo essa configuração social permitiu que uma parte da população ficasse ociosa, sem trabalhar, isso porque quem trabalha eram os escravos. Dessa parte ociosa surgiram os filósofos, homens que tinham tempo livre para pensar, pois não trabalhavam manualmente, e sim intelectualmente.
Havia pensamento filosófico em outras sociedades antes da Grécia?
De fato havia atividade intelectual em civilizações anteriores, porém só é possível falar em Filosofia quando ela surge na Grécia, no que é chamado de milagre grego. O surgimento da Filosofia foi um evento muito específico desenvolvido pelos gregos. Havia conhecimento em outras sociedades, havia sabedoria, mas a Filosofia em si nasceu com os gregos.
Estude mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/8827775
https://brainly.com.br/tarefa/8024779
Bons estudos!
Resposta:
1)
Assim como desmistificaram a natureza, os gregos também retiraram o mito do domínio da política (...) no Oriente Próximo, a lei era concebida pelos deuses, e não podia ser separada da religião. Nem ela nem autoridade política podiam ser matéria do discurso racional. Atenas era única, pois tentava basear o Estado e sua autoridade na razão humana, respeitando o direito do cidadão de expressar suas ideias sobre o que é certo ou justo.
CAMPOS, Flávio; MIRANDA, Renan Garcia. Oficina de História – História Integrada. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2000.
As abordagens contemporâneas sobre a Filosofia e o pensamento são embasadas em importantes processos históricos gerados na Antiguidade, em especial, a partir da civilização grega.
Deste modo, considerando as questões apontadas pelo texto-base e os seus conhecimentos sobre o tema proposto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A evolução da economia no mundo grego está intrinsecamente associada ao desenvolvimento da agricultura em detrimento da exploração marítima, de modo que a partir dela, desenvolveram-se fluxos de troca que dariam origem ao comércio entre cidades.
( ) A especificidade da organização política no mundo grego, em cidades-estado nas quais alguns grupos aristocráticos organizavam-se na divisão das relações de poder, permitiu um fluxo de relações culturais que tornaria viável o desenvolvimento da Filosofia como forma de pensamento.
( ) Em que pese o fato do pensamento filosófico haver se desenvolvido em outras sociedades, é preciso destacar que os gregos desvincularam, em primeiro lugar, as construções míticas e elementos religiosos em relação às formas de pensamento sobre o homem e o seu espaço.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a)
F – V – V.
Alternativa assinalada
b)
F – F – V.
c)
F – V – F.
d)
V – F – F.
e)
V – F – V.
Explicação:
Respostas
1-A