Assim como Anne Frank, Luana Tolentino utilizou um recurso escrito para dar voz aos seus senti-
mentos, suas denúncias, desejos e esperança.
1 - Você já vivenciou alguma situação relatada por Anne ou Luana? Fale sobre isso, quando foi? Como
você reagiu? Você contou para alguém?
2 - Na sua opinião, por que Luana Tolentino escreveu essa carta?
3- Você acha que a carta será lida apenas por Titi?
4 - Se você fosse escrever uma carta, para quem você escreveria?
5- Cite características que encontramos nos diários e nas cartas. Esses gêneros têm alguma caracte
rística em comum? Utilize esta imagem para registrar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1 – Você já vivenciou alguma situação relatada por Anne ou Luana? Fale sobre isso, quando foi? Como você reagiu? Você contou para alguém?
R: não, nunca tive
2 – Na sua opinião, por que Luana Tolentino escreveu essa carta?
R: ela devia ta triste com isso, magoada, e resolveu fazer uma carta um livro para lutar contra isso
3 – Você acha que a carta será lida apenas por Titi?
R: por milhoes de pessoas e estudantes
4 – Se você fosse escrever uma carta, para quem você escreveria?
R: não escreveria
5 – Cite características que encontramos nos diários e nas cartas. Esses gêneros têm alguma característica em comum? Utilize esta imagem para registrar.
R: As características mais presentes são a linguagem informal e na primeira pessoa, expressões sentimentais, registro cronológico com páginas datadas e assinatura.
Explicação:
1. Anne Frank foi uma menina judia, que nasceu na Alemanha em 1929. Anne Frank vivenciou o período da Alemanha nazista e escreveu um diário relatando os episódios de sofrimento e o cenário de guerra, pobreza e tortura e humilhações da época. Luana Tolentino é uma historiadora, professora, mulher negra que atua na luta contra o racismo, nas pautas feministas e educacionais. As situações relatadas por ambas escritoras são situações únicas e difíceis, mas que ocorrem de forma semelhante diariamente em diversos lugares.
2. Uma carta pode ser um instrumento de desabafo, mas também de informação sobre diversos assuntos que merecem atenção. Uma carta aberta geralmente é escrita com o intuito de denunciar fatos e ocorrências ou chamar atenção para uma pauta importante que merece mais reconhecimento e reflexão da comunidade. Também pode ser utilizada para se posicionar, questionar ou solicitar alguma medida ou atitude de pessoas ou instituições. É uma forma de exercer funções cidadãs, como a liberdade de pensamento e expressão, seja adotando um posicionamento crítico, solicitação e sugerindo medidas políticas.
3. Por se tratar de uma carta aberta, esta não será lida apenas pela Titi, mas por quem tiver acesso ao texto. O gênero textual da carta aberta é caracterizado justamente pelo seu caráter público, o que a diferencia de uma carta pessoal. A carta aberta é publicada em meios de comunicação, nesse caso, nas redes sociais, o que torna a sua visibilidade maior, podendo ser acessado e compartilhado com um número maior de pessoas. Dessa forma, apesar de possuir um destinatário específico, a carta aberta também é dirigida a um grande público.
4. O público-alvo da carta aberta será definido de acordo com conteúdo da carta e a quem ela pretende atingir. Dessa forma, ainda que a carta aberta seja direcionada para um público maior, e que possa ser acessada pela comunidade em geral, o seu direcionamento, o seu destinatário específico dependerá do tema abordado na carta. Dentro da comunidade há diversos grupos com interesses e pautas próprias, como por exemplo, o feminismo, o racismo, a luta LGBTQ+, acessibilidade, etc. Assim, a definição do destinatário dependerá do conteúdo e do tema a ser abordado na carta.
5. Ambos os gêneros textuais, tanto a carta pessoal ou aberta quanto o diário são gêneros escritos na primeira pessoa. Nesse sentido são gêneros com marcas de pessoalidade na linguagem, possuem caráter subjetivo, pois podem expressar sentimentos, pensamentos e opiniões, relatam fatos pessoais, possuem característica de escrita confessional, podem ser meios usados para denunciar ou expor acontecimentos e fatos sociais que merecem atenção, como é o caso do Diário de Anne Frank e da carta aberta escrita pela Luana.
- Ver mais sobre gêneros textuais em: https://brainly.com.br/tarefa/20529508
- Ver mais sobre carta aberta em: https://brainly.com.br/tarefa/20718749
- Ver mais sobre carta pessoal em: https://brainly.com.br/tarefa/43371837
- Ver mais sobre diário em: https://brainly.com.br/tarefa/28714481
- Ver mais sobre o Diário de Anne Frank em: https://brainly.com.br/tarefa/6720221