assim como a sabinada a balaiada teve a participação de grupos socias populares. quais os pontos centrais dos dois movimentos
Soluções para a tarefa
No Maranhão, a revolta começou quando a filha de um vendedor de Balaios foi violentada por um oficial, e o comerciante ameaçou o homem. O movimento tomou corpo com a junta de Cosme nego, um ex escravo. O movimento era abolicionista. Ambos foram reprimidos e tanto o médico e o comerciante não tiveram punição capital, mas Cosme e pobres da Sabinada foram punidos com a vida.
Resposta: A Sabinada (1837-1838) foi um movimento ocorrido em Salvador, envolvendo, principalmente, representantes da classe media urbana, jornalistas, médicos e advogados. Eles ficaram insatisfeitos com a administração do regente Diogo Feijó e seu sucessor, Pedro de Araújo Lima, que convocou tropas baianas para combater os farrapos. Seu principal objetivo era a independência da Bahia, ao menos até o fim da regência. Já a Balaiada (1838-1842), ocorreu no maranhão e no Piauí . Ela se iniciou entre representantes da elite, de ideologia liberal, que entraram em conflito com os conservadores a respeito de assuntos da administração do Maranhão, como quem era indicado para cargos públicos. Ao mesmo tempo, as camadas mais pobres - assim os grupos de rebeldes se misturaram. As revoltas tem várias diferenças, como o motivo da insatisfação e os grupos envolvidos, mas se assemelham no fato de ambas envolverem descontentamento com a atuação do governo e terminarem com a morte de rebeldes.
Tá certinho!!