Assim como a liderança das maiores economias de desenvolvimento médio (tais como a China e o Brasil), os países em vias de desenvolvimento passaram a ter maior peso na economia mundial, portanto, maior impacto nas transações comerciais globais. Isto é de grande importância no momento de analisar como o cenário comercial atual está sendo articulado, especialmente a partir do ano 2008, quando aconteceu a grande crise econômica dos países desenvolvidos. Disserte sobre a crise econômica mundial de 2008
Soluções para a tarefa
A chamada crise de 2008 teve como um dos fatos geradores o estouro da bolha imobiliária na economia central, os Estados Unidos, baseada no alto oferecimento de crédito e baixo crescimento econômico. Essa economia altamente financeirizada entrou em colapso, enquanto países produtores e exportadores de commodities seguiram crescendo.
A crise de 2008 e seus motivos
A expansão da economia financeirizada é apontada por muitos estudiosos como algo que pode ser prejudicial para a economia capitalista a longo prazo. Esse crescimento fictício é baseado no crédito para haver crescimento real no futuro. Porém, quando esse investimento não é acompanhado de crescimento real, podem ocorrer crises, como aconteceu em 2008.
Nesse sentido, os países emergentes se destacaram nesse período, devido a sua economia altamente baseada na produção de commodities.
Para saber mais sobre as crises do capitalismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/22631193
#SPJ4