História, perguntado por shadowzln, 6 meses atrás

Aspectos arquitetônicos de Mesquita de djanné

Soluções para a tarefa

Respondido por BeYoda
1

A Grande Mesquita de Djenné é um grande edifício de adobe (argila misturada à palha e seca ao sol) que é considerado por muitos arquitetos uma das maiores obras do estilo arquitetônico Sudano-Sahel. A mesquita está localizada na cidade de Djenné, Mali, na planície de inundação do rio Bani.

As paredes da Grande Mesquita são feitas de tijolos cozidos pelo sol, cuja base é uma argamassa de areia e terra. São revestidos com um gesso que dá ao edifício uma aparência suave e que parece ter sido esculpido. As paredes do edifício são decoradas com feixes de palmachamados toron que se projetam cerca de 60 cm a partir da superfície. O toron também serve como andaime permanente para os reparos anuais. Cerâmicas meio tubo também se estendem a partir do teto levando a água da chuva direto do telhado para bem longe frágeis das paredes. A Grande Mesquita é um edifico vivo que todos os anos após a temporada de chuvas têm que ser reconstruído devido a sua frágil estrutura recoberta com adobe. É nos torons que as pessoas sobem para aplicar uma nova camada de adobe que substitui a anterior levada pelas chuvas.

A mesquita é construída sobre uma plataforma medindo cerca de 75 metros quadrados que está a 3 metros acima do nível do mercado. A plataforma evita danos à mesquita quando acontecem às cheias do rio Bani. Ela é acessada por seis conjuntos de escadas cada uma decorada com pináculos. A entrada principal está no lado norte do edifício. As paredes exteriores da Mesquita não são precisamente perpendiculares entre si de modo que o plano do edifício tem um contorno trapezoidal perceptível. A parede de oração da Grande Mesquita é voltada em direção a Meca e tem vista para o mercado da cidade. A Qibla é dominada por três grandes torres ou minaretes que se projetam para fora da parede principal. A torre central tem cerca de 16 metros de altura. No topo de cada minarete existem ovos de avestruz, símbolo tradicional de vida, fertilidade e renovação. A sala de oração, medindo 26 por 50 metros ocupa a metade oriental da mesquita atrás da parede da qibla. O telhado de adobe é apoiado por nove paredes interiores que são perfuradas por arcos ogivais que chegam quase até o teto. Este projeto cria uma floresta de noventa maciços pilares retangulares que tomam o interior da sala de oração e reduzem severamente o campo de visão. As pequenas janelas nas paredes norte e sul irregularmente posicionadas permitem que pouca luz natural chegue ao interior do salão. O piso é composto por terra arenosa. Pequenas aberturas no teto são cobertas com tigelas que quando removidas permitem que o ar quente suba e saia do prédio ventilando seu interior em dias quentes. O pátio interior a oeste do salão de orações, medindo 20 por 46 metros está rodeado em três lados por galerias. A galeria ocidental está reservada para uso das mulheres.

Perguntas interessantes