asma e rinite alérgica são causadas por poluição do ar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alergia é uma forma diferente de reagir a estímulos aparentemente inofensivos. As mais freqüentes são a asma (ou bronquite) e a rinite. A primeira é crônica e provoca falta de ar, chiado e cansaço. Atinge 10% da população mundial e ainda causa a morte de muitos jovens. Já a rinite é decorrente da sensibilidade exagerada da mucosa nasal, caracterizando-se por espirros repetidos, coriza, congestão e coceira no nariz. Embora tenha sintomas semelhantes aos do resfriado, a rinite não dá febre e não é infecciosa.
As principais causas da asma e da rinite são alergia à poeira doméstica, ácaros, mofo, pelo de animais e alimentos. A fumaça de cigarro, as mudanças de temperatura e poluição, além de gripes, resfriados, o uso de certos medicamentos e aspectos emocionais, como o estresse, são fatores desencadeantes de crises.
Os sintomas da alergia são uma reação de defesa do organismo, que age através de anticorpos de um tipo especial (imunoglobulina E ou IgE), que o alérgico fabrica em grande quantidade. Esses anticorpos estão na mucosa respiratória e se ligam a um tipo de célula especial, o mastócito. A reação do alérgeno (substância que causa alergia) com o anticorpo IgE libera substâncias químicas pelos mastócitos (mediadores), provocando inflamação local, responsável pelo inchaço da mucosa. A repetição do processo alérgico causa inflamação crônica.
resposta: sim
explicacao: A poluição do ar pode ser diminuída com a troca dos ônibus à base de combustíveis fósseis por uma frota à base de etanol, mas não seria controlada, pois os principais emissores de gases tóxicos nas cidades ainda são os automóveis. A chuva ácida é causada pela emissão de gases ricos em enxofre e nitrogênio. O efeito estufa é essencial para que haja a vida como conhecemos na Terra, no entanto, seu aumento é um problema muito grave, pois causa o aquecimento global.