As vozes calaram-se logo, fazendo o silêncio completo: depois nada mais se ouviu.
Piedade ficou à janela. As trevas dissolveram-se afinal; uma claridade triste formou-se no nascente e foi, a pouco e pouco, se derramando pelo espaço. O céu era uma argamassa cinzenta e gorda. O cortiço acordava com o remancho das segundas-feiras; ouviam-se os pigarros das ressacas de parati. As casinhas abriam-se; vultos espreguiçados vinham bocejando fazer a sua lavagem à bica; as chaminés principiavam a fumegar; recendia o cheiro do café torrado.
Piedade atirou um xale em cima dos ombros e saiu ao pátio; a Machona, que acabava de aparecer à porta do número 7 com um berro para acordar a família de uma só vez, gritou-lhe:
– Bons dias, vizinha! Seu marido como vai? melhor?
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: FTD, 1993. p. 32.
Assinale a alternativa que explica corretamente a figura de linguagem utilizada no trecho anterior e o objetivo do autor ao empregar esse recurso:
a.
Em “O céu era uma argamassa cinzenta e gorda” a antítese representa as dúvidas e o pessimismo dos personagens.
b.
Em “Piedade atirou um xale em cima dos ombros e saiu ao pátio” a metáfora reflete a busca pelo “eu” interior e a análise psicológica.
c.
Em “O cortiço acordava com o remancho das segundas-feiras” a prosopopeia coloca em evidência o próprio cortiço como mais um personagem da obra.
d.
Em “– Bons dias, vizinha! Seu marido como vai? melhor?” a ironia é uma crítica dos comportamentos sociais da burguesia.
e.
Em “Piedade ficou a janela” a metonímia coloca em evidência a importância do meio para a composição dos personagens.
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Resposta:
B
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A figura de linguagem está corretamente identificada e explicada em:
C. Em “O cortiço acordava com o remancho das segundas-feiras” a prosopopeia coloca em evidência o próprio cortiço como mais um personagem da obra.
Figuras de linguagem
De fato, na opção C, ocorre prosopopeia ou personificação, devido à atribuição de ações de seres vivos a um ser inanimado, como o cortiço. Um imóvel não é capaz de acordar. Essa é uma ação que só animais ou pessoas fazem.
A intenção do autor é apresentar o cortiço como um personagem do romance.
As figuras de linguagem das outras opções:
- A. Na verdade, não há antítese, mas sim metáfora, já que o céu é implicitamente comparado a uma argamassa.
- B. Não há figura de linguagem.
- D. Não há ironia na pergunta feita pela personagem.
- E. Não há figura de linguagem.
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