As vias de administração são escolhidas para que o fármaco seja capaz de atravessar as barreiras apresentadas pelo corpo, tirando frequentemente proveito das moléculas de transporte e de outros mecanismos que permitem a entrada do fármaco nos tecidos corporais (GOLAN et al., 2014).
Considerando que existem diferentes vias de administração de medicamentos, é necessário levar em conta os dois tipos de efeitos, o local e o sistêmico.
GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
Com relação aos efeitos gerados pela administração do medicamento, assinale a alternativa correta.
Efeito sistêmico > via tópica e enteral.
Efeito sistêmico > via tópica e parenteral.
Efeito local > via tópica.
Efeito local > via enteral e parenteral.
Efeito local > via enteral e tópica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Efeito local > via tópica.
Explicação:
O efeito local acontece quando os medicamentos são administrados diretamente no local de ação, ou seja, utilizando a via tópica.
Sobre as vias de administração de fármacos, a afirmativa mais coerente para esta questão seria a opção D.
Para um melhor entendimento da resposta, faz-se necessário a compreensão de alguns conhecimentos sobre as vias de administração de fármacos, tal como a sua função e importância no mundo da medicina e farmácia.
Características das vias de administração de fármacos
A administração de medicamentos por diferentes vias do corpo humano deve ser precedida da identificação do paciente, por caber ao farmacêutico ou enfermeiro seguir com profissionalismo e ética, para a realização correta do procedimento.
O tipo de medicamento, a dose, a quantidade a ser aplicada, a via de administração, tais como características detalhadas sobre a medicação devem ser descritas pelo médico, sendo o enfermeiro responsável apenas pela aplicação do medicamento.
Como executar uma boa administração de fármacos?
A aplicação de medicamentos pode ser feita de três formas: oral, sublingual e parenteral.
Para cada um há critérios específicos para sua indicação que estão relacionados ao medicamento e à condição fisiológica do paciente, ou seja, condizentes com a sua doença ou comorbidade.
Existem outras vias, porém estas são utilizadas apenas em casos específicos, e requerem uma prática e treinamento adequados.
Leia mais sobre saúde e aprofunde seus estudos em:
https://brainly.com.br/tarefa/22885223
#SPJ2