As vias de administração podem ser divididas, de maneira ampla, em ação local e ação sistêmica. A liberação tópica de um medicamento é sua aplicação em locais específicos, sem necessidade de ser absorvido pela circulação sanguínea para demonstrar seu efeito. Contudo, em medicamentos administrados para atingirem a ação sistêmica, necessariamente existe a necessidade de absorção pela circulação sanguínea, em que há um transporte efetivo para levar as moléculas do medicamento até as áreas-alvo no organismo.
Fonte: RAMOS, Andréa Rosa. CELLI, Giovana Bonat, ANAZETTI, Maristella Conte. Terapia Medicamentosa. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2017. 164 p.
Tendo em vista o contexto, associe os dados contidos na coluna A sobre as diferentes vias de administração com os dados contidos na coluna B:
COLUNA A COLUNA B
I. Retal 1. Exemplos de fármacos usados por essa vial são os descongestionantes, contendo nafazolina e oximetazolina e os corticoides, como a budesonida e o furoato de mometasona.
II. Cutânea 2. Alguns líquidos voláteis e gases são administrados por essa via para obtenção de ação sistêmica. Os efeitos são muito rápidos, pelo fato de a droga entrar em contato com a ampla superfície do trato respiratório e do epitélio pulmonar. Exemplo de fármaco administrado por essa via é o salbutamol.
III. Transdérmica 3. Via conveniente e indolor, ideal para fármacos lipossolúveis e que apresentem baixa biodisponibilidade oral. Um exemplo de medicamento desse tipo é o Evra (anticoncepcional).
IV. Inalatória 4. Uma via conveniente e indolor, ideal para fármacos lipossolúveis. Um exemplo é o creme de terbinafina, utilizado para tratamento de alguns tipos de fungos.
V. Nasal 5. Essa via pode ser utilizada quando a pessoa apresenta vômito, quando a droga for irritante ou haja possibilidade de ser destruída pela acidez do estômago. Essa via não tem boa aceitação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
45
I.5
Quando a droga é irritante ao estômago da pessoa, ou é destruída pelo ácido clorídrico do suco gástrico, uma das vias de administração alternativa é a via retal.
II.4
O tipo de aplicação descrito se refere a pomadas, aplicadas sobre a pele, ou seja, por via cutânea.
III.3
Drogas como a citada são aplicadas por via transdérmica, como adesivos colados à pele.
IV.3
As drogas aplicadas por via inalatória têm efeito sistêmico e muito rápido. Podemos citar como exemplo anestesias gerais e óxido nitroso, o famoso "gás do riso", muito utilizado por dentistas.
V.1
Descongestionantes nasais, como o próprio nome diz, são administrados pelo nariz, ou seja, via nasal.
Respondido por
6
Resposta:
I- 5
II- 4
III- 3
IV- 2
V- 1
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás