“Às vezes ouço dizer que qualquer pessoa pode observar e escrever um livro sobre um povo primitivo. Talvez qualquer pessoa possa, mas não vai estar necessariamente acrescentando algo à antropologia. Na ciência, como na vida, só se acha o que se procura. Não se pode ter respostas quando não se sabe quais são as perguntas. Por conseguinte, a primeira exigência para que se possa realizar uma pesquisa de campo é um treinamento rigoroso em teoria antropológica, que dê as condições de saber o que e como observar, e o que é teoricamente significativo. É essencial percebermos que os fatos em si não têm significado. Para que o possuam, devem ter certo grau de generalidade. É inútil partir para campo às cegas (EVANS-PRITCHARD, E. E. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 243. Adaptado). Neste fragmento de texto, o etnógrafo Evans-Pritchard argumenta que:
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
O autor reflete sobre o papel da etnografia na pesquisa antropológica.
A etnologia parte do estudo dos fatos e documentos analisados pela etnografia, ou seja, ela utiliza a antropologia cultural e social para uma comparação entre as diferentes culturas e seus grupos.
A questão chave da antropologia é a busca por melhores condições de analisar as linguagens, códigos, crenças, valores de um grupo, compartilhando com as demais ciências humanas, como a sociologia, história etc, dados pertinentes para fundamentar a pesquisa de trabalhos futuros.
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Informática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás