As várias vozes brasileiras
Resolver problemas de oralidade na produção do texto escrito visando adequar o texto à intencionalidade comunicativa.
Guimarães Rosa não foi o primeiro e nem o único escritor brasileiro a tratar, na prosa, os aspectos culturais do sertão. Essa tendência, na prosa literária brasileira, destaca-se principalmente a partir da década de 1930, com a publicação de alguns romances que vão muito além do que simplesmente descrever os aspectos culturais de uma determinada região. O romance regionalista, no Brasil, cumpre uma intenção comunicativa de denúncia social pela tomada de consciência a respeito da realidade brasileira e dos contrastes sociais marcantes que se revelam pelas condições de exploração e de miséria do povo sertanejo.
De acordo com o texto e com a aula “As várias vozes brasileiras”, assinale a alternativa INCORRETA.
Os escritores regionalistas utilizaram as variações em seus textos, valorizando a fala e a cultura das diversas regiões do Brasil.
Os escritores regionalistas utilizaram as variações linguísticas para denunciar a pouca cultura das pessoas que não sabiam falar corretamente.
Os escritores regionalistas denunciam as condições sociais precárias de determinadas regiões do Brasil, em especial a região Nordeste com escritores como Graciliano Ramos e Rachel de Queirós
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa B
Explicação: Os escritores regionalistas utilizaram as variações linguísticas para denunciar a pouca cultura das pessoas que não sabiam falar corretamente. Claramente é a incorreta!
Está incorreto que os escritores regionalistas utilizaram as variações linguísticas para denunciar a pouca cultura das pessoas que não sabiam falar corretamente. Alternativa B.
O regionalismo no Brasil atravessou diversas fases e teve bastante influência ao longo dos anos. A partir dos anos 1930 surge uma geração muito preocupada com questões sociais e políticas, e que olha para todo o Brasil.
Escritores como Graciliano Ramos, Jorge Amado, José Lins do Rego e Rachel de Queiroz fazem parte desse momento e tomaram papel ativo na denúncia da realidade social brasileira. Dessa forma, nunca foi a intenção dessa geração ridicularizar as pessoas que não sabiam falar corretamente. Pelo contrário, eles muitas vezes questionaram o falar correto.
Mais sobre o tema: https://brainly.com.br/tarefa/6651356