As variações ocorrentes dentro de uma língua são processos naturais, impulsionados por fatores socioculturais, econômicos, históricos etc. Deve-se levar em consideração, no entanto, que as variações podem ser classificadas (ou compreendidas) como variações intralinguísticas e variações extralinguísticas. Explique as principais diferenças entre cada um desses tipos de variações, apresentando pelo menos um exemplo em cada caso.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando falamos em variação linguística, analisamos os diferentes modos em que é possível expressar-se em uma língua, levando-se em conta a escolha de palavras, a construção do enunciado e até o tom da fala. A língua é a nossa expressão básica, e, por isso, ela muda de acordo com a cultura, a região, a época, o contexto, as experiências e as necessidades do indivíduo e do grupo que se expressa. Veja quantos fatores empregamos para adequar a nossa fala à situação e ao grupo em que nos encontramos.
Explicação:
espero ter ajudado me de uma resposta boa e se tiver errado me desculpe
Explicação:
As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas). Para aqueles que se preparam para o Enem, trata-se de um dos assuntos com maior incidência nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.