. As vanguardas europeias passaram pela Literatura Brasileira deixando sua contribuição, especialmente ao somarem com a Semana de Arte Moderna e o movimento modernista, pois juntos vieram romper com a antiga estética que até então reinava em nosso país. A Semana de Arte Moderna, de 1922, em São Paulo, foi um marco importante para a literatura nacional. Sobre esse acontecimento, a única alternativa correta é:
Escolha uma:
a. o balanço da Semana de Arte Moderna foi positivo, mas seus resultados não vigoraram mais que um ano. Toda a década de vinte foi marcada pela tendência simbolista ainda vigente.
b. em toda a Semana, artistas e intelectuais se restringiram à reflexão sobre a literatura no Brasil, renegando o imperialismo parnasiano e propondo uma escrita mais livre.
c. em 1922, a estética parnasiana já estava fora de uso, de forma que a Semana de Arte Moderna transcorreu pacificamente, numa empolgação coletiva em prol da nova arte.
d. não houve nenhuma relação entre o Orfismo e as propostas estéticas difundidas na Semana de 22, no Brasil, pois, ao contrário dessas, o modernismo português desse período resultou num academicismo muito próximo ainda da estética parnasiana.
e. a proposta dos artistas que participaram ativamente da Semana deixava transparecer a influência que as vanguardas europeias exerceram sobre o pensamento dos modernistas brasileiros.
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
A RESPOSTA CERTA É A ´´E``, PORQUE OS ARTISTAS QUE PARTICIPARAM DA SEMANA DA ARTE MODERNA FORAM PARA A EUROPA VER COMO ERA A ARTE DAQUELE LUGAR E VOLTARAM DIZENDO QUE O BRASIL ESTAVA MUITO ATRASADO NA QUESTÃO ARTISTICA, POR ISSO PROPORAM UMA REFORMULAÇÃO DA ARTE, BASEANDO-SE NAQUILO QUE VIRAM, OU SEJA, COM BASE NAS VANGUARDAS EUROPEIAS
Perguntas interessantes
Geografia,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás