As usinas espalhadas pelo coração agrícola do Brasil atestam que o país é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo e o rei absoluto na produção do etanol derivado da cana. O gráfico abaixo demonstra o crescimento do cultivo dessa planta no país, além disso, a partir das informações, é possível compreender como ela contribui para a economia do país, na produção de açúcar, álcool e alimentos derivados da cana-de-açúcar.
Gráfico 1 – Área colhida e produção de cana-de-açúcar no Brasil.
Entretanto, a dívida do setor sucroalcooleiro abriu caminho para que outro biocombustível floresça - o milho. Assim, a produção brasileira de etanol à base de milho deve ultrapassar a marca de 1 bilhão de litros em 2018. A aposta na nova planta surge depois que os agricultores triplicaram a produção do grão no cerrado do Centro-Oeste nos últimos dez anos. O uso do milho também pode gerar uma maior concorrência para a indústria americana de etanol, que extrai a maior parte do biocombustível desse grão. O Brasil é o maior consumidor de etanol do mundo depois dos EUA, em grande parte por causa do amplo uso de carros que podem rodar com o biocombustível ou com a gasolina convencional. No entanto, mesmo com a expansão, a grande maioria do etanol brasileiro provavelmente continuará sendo feita por usinas de cana-de-açúcar no futuro previsível, pois ela costuma ser mais eficiente e emite menos dióxido de carbono, além de produzir mais litros por hectare e gerar sua própria energia com a queima do bagaço, o resíduo da cana que sobra do processo de moagem.
Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2018. (adaptado).
Diante dos elementos acima e considerando o conteúdo sobre geografia econômica e relações de produção, analise as seguintes afirmações:
I. O conceito de biocombustível não acontece na prática, pois a produção de cana-de-açúcar e milho favorece a criação de monoculturas, relacionadas ao modo de produção com características do agronegócio. Portanto, o termo utilizado deve ser agrocombustível.
II. O gráfico 1 demonstra que somente em 2008 a produção de cana-de-açúcar se igualou à área cultivada. Nos outros períodos a área de cultivo sempre esteve maior que a produção, isso acontecia porque o Brasil ainda não era um produtor de Etanol.
III. O Brasil é um dos maiores produtores de etanol do mundo e a produção da planta que mais favorece essa colocação está concentrada na região centro-sul do país, mais especificamente nos estados de São Paulo e Paraná. No entanto, devido o milho a produção do etanol está direcionada para outras regiões.
IV. No gráfico 1 é possível verificar que em 1995 houve a maior produção de cana-de-açúcar em relação a área colhida. Resultado da criação, nesse período, do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), uma das políticas de incentivo para a produção do etanol que mais recentemente está substituindo a cana-de-açúcar pelo milho.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
alternativa certa é 3
Respondido por
7
Resposta:
I E III
Explicação:
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás