“As usinas de energia solar responderão por 2,5% das necessidades globais de eletricidade até 2025 e 16% em 2040, diz o relatório da associação europeia do setor e do Greenpeace. Hoje, elas representam 0,05% da matriz energética. A taxa de expansão anual do setor tem sido de 35%.” (FGV/2006) Jornal O Estado de S. Paulo, 07/09/2006
Assinale a alternativa que melhor explique esse enunciado:
a) Essa tendência de expansão explica-se pelo fato de o Sol representar fonte inesgotável de energia, cuja transformação em eletricidade exige um processo simples e de baixo custo, se comparado com a hidreletricidade.
b) A transformação de energia solar (de radiação) em elétrica difundiu-se muito no Brasil para uso doméstico, especialmente após a crise do apagão, em 2001.
c) O desenvolvimento da geração de energia elétrica a partir da solar ainda é incipiente no Brasil, pois envolve um processo caro e complexo se comparado à hidreletricidade, relativamente barata e abundante.
d) A tropicalidade do Brasil permite vislumbrar, a médio prazo, um quadro de substituição da energia hidrelétrica por energia solar, sobretudo nas áreas metropolitanas costeiras.
e) A expansão do uso de energia solar apontado pelo enunciado favorece, especialmente, os países subdesenvolvidos que ocupam, em sua maioria, as faixas intertropicais do planeta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) O desenvolvimento da geração de energia elétrica a partir da solar ainda é incipiente no Brasil, pois envolve um processo caro e complexo se comparado à hidreletricidade, relativamente barata e abundante.
espero ajudar ^-^
Resposta:
C
Explicação:
a) Falso – a produção de energia elétrica a partir da radiação solar não apresenta, ao menos por enquanto, um baixo custo em sua produção.
b) Falso – mesmo com o apagão de 2001, o Brasil não apresentou significativos avanços na geração de energia solar.
c) Verdadeiro – O Brasil ainda não encontrou razões econômicas para investir em energia solar, haja vista que o país possui um elevado potencial hidrelétrico, que demanda menores gastos.
d) Falso – O Brasil, mesmo que avance na produção de energia pela radiação solar, não apresenta perspectivas de substituir a hidroletricidade. Além disso, a instalação de usinas solares dar-se-ia de forma mais expressiva no interior do Nordeste, e não nas zonas costeiras do país.
e) Falso – Apesar de boa parte de os países subdesenvolvidos apresentarem condições climáticas para o aproveitamento da energia solar, esta deverá ser implementada primeiramente pelos países desenvolvidos, uma vez que eles possuem melhores condições econômicas para tal.