Saúde, perguntado por dannielefrocha, 4 meses atrás

As unhas, também chamadas de lâminas ungueais, são estruturas formadas por células queratinizadas e apresentam como função a proteção dos dedos. A Lâmina ungueal é uma estrutura rígida e é composta por camadas e tecidos subungueais importantes para a fixação da unha.
onsiderando essas informações e o conteúdo estudado sobre anexos cutâneos, pode-se afirmar que:


O leito ungueal é a porção da pele em que a unha está inserida e é responsável por nutri-la.


A matriz ungueal apresenta um epitélio germinativo, apresentando, portanto, células vivas que originam a unha.


O hiponíquío é a parte mais profunda da unha e é responsável pela formação e nutrição da unha.


A unha não apresenta vascularização, sendo composta apenas por queratinócitos


A lúnula é a porção livre da unha, sendo composta por células queratinizadas mortas


jbarros71: Não ajudou

Soluções para a tarefa

Respondido por celsogabrielf23
1

Resposta:

As unhas são derivados ectodérmicos compostos por queratina dura que possuem como principal função a proteção das extremidades dos dedos das mãos e dos pés, bem como a atuação na manipulação de pequenos objetos. Além disso, as unhas das mulheres apresentam também a função de decoração.

As unhas são formadas por quatro epitélios básicos chamados de matriz ungueal, leito ungueal, prega ungueal proximal e hiponíquio. A matriz ungueal é a região onde é encontrado o epitélio germinativo, ou seja, onde ocorre a proliferação celular. As células produzidas nessa região formam o prato ungueal, estrutura que cobre o leito ungueal (região logo abaixo da unha). O prato ungueal apresenta uma região esbranquiçada na extremidade proximal da unha, que recebe o nome de lúnula, e uma região de borda livre. Abaixo da borda livre encontra-se o hiponíquio. A prega ungueal proximal corresponde à junção da unha à pele.

A unha cresce aproximadamente 3mm por mês nas mãos e apenas 1mm nos pés. Estima-se que, quando perdemos a unha da mão, esta demora em torno de quatro meses para regenerar-se, enquanto as dos pés podem demorar até oito meses. A velocidade de crescimento pode variar de pessoa para pessoa e também ser inibida em razão de alguma doença ou até mesmo desnutrição.

Explicação:

ESPERO QUE TENHA AJUDADO

Perguntas interessantes