As tres quadrinhas ( Peixe Vivo ) criada pelos escritores Pedro Nava, Vinicius de Moraes e Manuel Bandeira mantém intertextualidade com qual obra ?
Soluções para a tarefa
A intertextualidade promovida pelas quadrinhas Peixe vivo, ocorre com a obra das cantigas de roda populares.
Peixe vivo, antes de se tornar poesia, poema, canções, nasceu como cantiga popular. Era uma cantiga de roda, usada em brincadeiras por crianças.
A cantiga possui como aspecto a contradição presente em seus versos, contradições que trazem reflexões. Esse aspecto foi visto por muitos autores que recriaram versões e trouxeram significados a essa cantiga de roda, para a língua portuguesa.
Além disso, a reescrita produz o incentivo a escolas literárias, e gêneros textuais distintos que podem ser trabalhados em apenas um texto, por isso por diversas vezes conseguimos notar que as versões são intertextuais com a cantiga de roda original.
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
Atirei um limão n’água
e fiquei vendo na margem.
Os peixinhos responderam:
Quem tem amor tem coragem.
Atirei um limão n’água
e caiu enviesado.
Ouvi um peixe dizer:
Melhor é o beijo roubado.
Atirei um limão n’água,
como faço todo ano.
Senti que os peixes diziam:
Todo amor vive de engano.
mantém intertextualidade com as cantigas de roda do folclore brasileiro, principalmente a cantiga os três peixinhos e também mantém intertextualidade com a música Como pode um peixe vivo viver fora d'água fria, que tanto marcou o governo de Juscelino Kubitschek.
Sucesso nos estudos!!!