As transformações sociais e econômicas decorrentes do Renascentismo alteraram a condição dos hospitais nas cidades. Era primordial que os hospitais passassem a prestar atendimento a um número maior de pessoas em menos tempo. Nesse sentido, os hospitais deixam de oferecer asilo aos necessitados, voltando-se para o tratamento dos doentes (LISBOA, 2002).
Assinale a alternativa que apresenta corretamente dois elementos que, segundo Lisboa (2002), foram fundamentais no processo de remodelação do hospital moderno.
a)
Criação das especialidades médicas e atuação dos sacerdotes.
b)
Desenvolvimento de técnicas cirúrgicas e investimento financeiro dos religiosos.
c)
Descoberta dos antibióticos e dos medicamentos anestésicos.
d)
Delimitação do seu perfil como instituição e inserção da medicina profissional.
e)
Influência religiosa na administração das instituições e sobre a população.
A palavra hospital tem origem no latim primitivo e se propagou por muitos países, sendo que no princípio da era cristã, se usava mais a terminologia relacionada com o latim e o grego (ALMEIDA, 1965).
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os significados das palavras hospitalis e hospitium, respectivamente.
a)
Abrigo para viajantes e refúgio para os loucos.
b)
Aquele que hospeda e hóspede.
c)
Ser hospitaleiro e local onde os hóspedes eram recepcionados.
d)
Abrigo para os velhos e local onde os loucos eram recepcionados.
e)
Abrigo para os incuráveis e abrigo para os estrangeiros.
No século II, em Roma, foram erguidos, junto aos templos de culto aos deuses, locais com traços hospitalares, nos quais doentes recebiam cuidados de saúde (ANTUNES, 1989).
Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas características desses locais.
a)
Ficavam localizados em locais muito povoados. Os cuidados eram prestados por mulheres, por meio de feitiços e oferendas aos deuses.
b)
Ficavam localizados próximos ao Fórum Romano. Os cuidados eram prestados por médicos militares, com técnicas assépticas desenvolvidas.
c)
Localizavam-se em locais de difícil acesso, como o alto de montanhas. Os cuidados eram realizados por padres da Ordem de São João.
d)
Eram localizados ao lados dos monastérios, longe das cidades. Os cuidados eram oferecidos por monges em práticas religiosas.
e)
Localizavam-se perto de florestas e de fontes de água pura. Os cuidados eram realizados por sacerdotes, em práticas carregadas de crendices e misticismo.
4)
As Cruzadas contribuíram de forma importante para a ascensão religiosa nas instituições de atendimento aos doentes e para o crescimento dos hospitais. A Ordem dos Cavaleiros Templários foi atuante no desenvolvimento de instituições hospitalares durante as cruzadas (ALMEIDA, 1965).
Assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, o nome da Ordem dos Cavaleiros Templários, a qual foi muito ativa na Europa, construindo cerca de 900 hospitais nesse continente.
a)
Os valores doados para a caridade eram abatidos dos impostos que eram pagos na época.
b)
As pessoas eram obrigadas a cuidar dos doentes e necessitados por imposição da realeza.
c)
As pessoas e os religiosos acreditavam que ao exercer a caridade, ganhariam a salvação da sua alma na eternidade.
d)
As pessoas que exerciam a caridade não precisariam pagar os impostos, quem não o fizesse pagaria imposto maior.
e)
Porque ao exercer a caridade eles se tornavam parte da corte da realeza, adquirindo privilégios.
5)
O aumento das doenças infecciosas e contagiosas exigiu a expansão do sistema hospitalar na Idade Média. Nesse sentido, as congregações religiosas foram fundamentais no tratamento dos doentes. Foram criadas instituições para o isolamento e a segregação de doentes com doenças contagiosas (ALMEIDA, 1965).
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o nome dos locais destinados ao isolamento e à segregação dos leprosos.
a)
Hospícios.
b)
Monastérios.
c)
Conventos.
d)
Lazaretos.
e)
Templos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
espero ter ajudado
Explicação:
hospícios
caucutar:
Resposta é lazarento
Respondido por
0
Resposta:
as pessoas eram obrigadas a cuidar dos doentes e necessitados
Perguntas interessantes